segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Minas é destaque em programas nacionais de inovação

Esforços de diversas naturezas têm colaborado para que Minas Gerais se destaque no cenário nacional e internacional no que diz respeito à promoção do empreendedorismo e criação de empresas e projetos de base tecnológica, suportados por programas e recursos destinados à inovação. Dessa forma, o Estado tem contribuído para o fortalecimento do mercado mineiro e da economia do conhecimento e, assim universidades, centros de pesquisa, empresas e governo somam esforços para garantir o desenvolvimento de pequenos e grandes negócios que impactam positivamente em toda a sociedade.

Em 2013, Minas Gerais recebeu 50% dos programas do Governo Federal de apoio a inovação, com destaque para o desenvolvimento de planos de apoio a startups e negócios de base tecnológica. Outros programas nacionais também vieram para Minas, como o Startup Brasil. Por meio do Acelera MG, o Estado representou 14% das propostas submetidas, atrás apenas de São Paulo (45%), e cinco startups mineiras foram selecionadas. Ainda este mês, também haverá a final regional do Desafio Brasil, uma competição nacional de startups de base tecnológica. Entre 800 inscritas, 26 mineiras foram selecionadas e a final regional está programada para o dia 21 de novembro.
  
Também este ano, alguns empreendimentos mineiros se destacaram no 17º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec em parceria com o Sebrae. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) recebeu o título de melhor Incubadora de Empresas Orientadas para a Geração e Uso Intenso de Tecnologias, e também foram premiadas as empresas Lifetec do Brasil, incubada pela Inatel; e Fertilize, da Unitecne -ambas na categoria Melhor Empresa Graduada. As categorias Inventor Inovador e Tecnologia Assistiva do Prêmio Finep Inovação 2013 também vieram para Minas Gerais.

Leia mais: SIMI

Fonte - SIMI

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Presidente da RMI participa do 15º Seminário P&E na Escola de Design

Renato de Aquino Faria Nunes, presidente da RMI, visita a D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design 

Durante o 15º Seminário de Pesquisa e Extensão, promovido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, ocorrido na Escola de Design, esteve presente o professor e hoje presidente da Rede Mineira de Inovação, Renato de Aquino Faria Nunes. Na ocasião foi promovido um café pela equipe da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design para receber o professor e apresenta-lo as empresas em processo de incubação. Ele foi recebido pela coordenadora, Samantha Cidaley, e pela gestora, Cristiane Aguiar. 

Em especial, o professor Renato pôde conhecer com mais detalhes a empresa IWE, composta pelos sócios Gabriel Oliveira, Sabrine Dias e Gustavo Lopes. Em um bate papo com os empreendedores foram discutidas questões relativas ao sistema educacional e as diversas iniciativas que vem surgindo pelo mundo a fim  de mudar esse cenário. Frente a isso, os empresários apresentaram algumas ideias que foram recebidas de maneira bastante positiva, o que serviu para impulsionar a trajetória da IWE, dando aos empresários bastante confiança no caminho que estão seguindo com a empresa. "Foi um grande privilégio poder  discutir ideias e receber em nossa casa  uma pessoa tão generosa, inteligente e preparada como o professor Renato Nunes, diz Gustavo Lopes”. 

 Professor e diretor da RMI, Renato Nunes 


Renato Nunes com empresários da IWE

Durante o encontro os empresários aproveitaram a oportunidade para compartilhar informações e absorver um pouco do conhecimento do presidente da RMI. Foi um momento de troca de saberes e experiências. 
Na sequência, Renato Nunes proferiu a palestra "Economia Criativa, Inovação e o Papel da RMI". 

Gestores e empresários se reúnem em um café 
com o prof. Renato Nunes

O Seminário foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro sendo, no dia 6 a abertura na Escola Guignard, nos dias 7 e 8 todas as atividades foram concentradas na Escola de Design, que recebeu alunos e professores vindos das diferentes unidades e campi da UEMG, bem como das Fundações a ela Associadas e outras Instituições de Ensino do Estado.

Fonte - Equipe Gestora da D. Incubadora

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Luciana Ruiz é finalista no Concurso de Croquis 2013

A empresária da Blaaz Design, Luciana Ruiz de Vilhena, empresa participante do Programa de Incubação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, convida a todos para o desfile de moda, no qual foi uma das 5 finalistas 

A nova unidade do Bazar Cida promove no próximo sábado, 9 de novembro, às 10h30, o primeiro desfile aberto ao público, na praça Raul Soares.  O quarteirão fechado, ao lado da Igreja Batista, será a passarela a céu aberto. Os looks desfilados são produzidos exclusivamente com matérias-primas comercializadas pela loja.

O desfile é a etapa final do Concurso de Croquis 2013, lançado pela nova unidade do Bazar no último mês. O concurso selecionou as cinco melhores criações para o tema Praia Urbana, ou seja, tecidos normalmente usados para praia, em looks diferenciados.