Na sequência, foi a vez das empresárias Sâmela Viana e Vanessa Dias relatarem a trajetória da Elementos Design de Ambientes. Elas contaram sobre a conquista do programa de subvenção Prime - Primeira Empresa Inovadora , das mudanças empreendidas para que a empresa pudesse se tornar viável ao mercado consumidor, momentos de desencanto e de sucesso, o que motivou os participantes e serviu de norte para o caminho que cada um deseja seguir.
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Termina Ciclo de Capacitação da D. Incubadora
Na sequência, foi a vez das empresárias Sâmela Viana e Vanessa Dias relatarem a trajetória da Elementos Design de Ambientes. Elas contaram sobre a conquista do programa de subvenção Prime - Primeira Empresa Inovadora , das mudanças empreendidas para que a empresa pudesse se tornar viável ao mercado consumidor, momentos de desencanto e de sucesso, o que motivou os participantes e serviu de norte para o caminho que cada um deseja seguir.
Diversidade Brasileira é tema da 4º Bienal Brasileira de Design
Belo Horizonte se prepara para a agitação cultural do maior evento de design do país, a IV Bienal Brasileira de Design 2012 (IVBBD), que tem previsão de ocorrer no período de 19 de setembro a 31 de outubro em diversos pontos da capital, além de Brumadinho e Ouro Preto. O grande acontecimento, organizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade do Estado Minas Gerais (Uemg), com o Centro Minas Design (CMD) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vai trazer inúmeras mostras nacionais e internacionais, e tem como temática a “Diversidade Brasileira”.
A BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). A ação, por sua magnitude, vai agregar as principais iniciativas do design desenvolvidas no país em todos os seus ambientes, quer seja na indústria, no meio acadêmico ou de gestão. Por sua forte inserção em diversos setores da atividade econômica e pela multiplicidade de utilização, o Design é forte ferramenta estratégica que agrega valor ao produto nacional.
A Bienal pretende delinear as referências e tendências nacionais e internacionais, com a participação de várias instituições, profissionais, pesquisadores, empresas, entre outros, que interagem com o design, e potencializar a utilização nos meios produtivos como ferramenta estratégica para a competitividade e melhoria da imagem do produto nacional no mundo, fortalecendo a “Marca Brasil”.
De acordo com Enil Brescia, responsável pela secretaria executiva do evento e diretora do CMD, a Bienal deste ano tem como novidade a descentralização. “Os eventos foram pensados para ocorrerem em locais com fácil acesso, gratuidade das atividades, além de gerar um legado cultural para o estado”, afirmou.
Esse grande evento se apresenta como um ‘insight’ no cenário nacional e mundial, pois além de externar a um público diverso a produção brasileira, estimula as empresas na produção de produtos inovadores, mostrando o design como a chave para transformar Pesquisa & Desenvolvimento em produtos comerciais.
A iniciativa, repercussão global, pretende fazer refletir, por meio de mostras, fóruns, seminários, workshops, ações educativas, interativas e culturais, sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as necessidades e demandas do mundo atual.
O Tema
Diferentemente das outras Bienais, que apresentaram os temas Inovação – São Paulo 2006, Competitividade – Brasília 2008 e Design, Inovação e Sustentabilidade, em Curitiba 2010; para a IV BBD 2012, o propósito é valorizar a “Diversidade Brasileira” a serem exploradas, inicialmente, em três vertentes:
- Étnica
- Natural/ País multicultural
-Econômica/ Produtiva
Segundo Enil Brescia, a escolha do tema da Bienal foi feita por a diversidade convergir com a transversalidade do design. “O Brasil é um país com muitas etnias, riqueza cultural, variedade de ideias e essa abundância é um desafio para o design”, disse.
A Bienal deste ano vai explorar as várias ferramentas de design nos seus aspectos tangíveis (tecnologia, processos, materiais etc.) e intangíveis (cultural, social, emocional, relacionado ao desejo e à qualidade percebida etc.) e sua interação com a diversidade brasileira, promovendo a participação efetiva do setor produtivo e da sociedade como um todo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil de forma sustentável, buscando, também, o fortalecimento da Marca Brasil no circuito internacional.
O propósito da IV Bienal Brasileira de Design 2012 é que ela ultrapasse o campo habitual de uma exposição. Deseja-se que este evento extrapole os pontos da mostra, deixando para as gerações um legado que marque Minas Gerais e que o torne um terreno de referência no país de um estado criativo.
Fonte - Centro Minas Design
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Sebrae-MG marca presença no Ciclo de Capacitação da D. Incubadora
Participantes do Ciclo de Capacitação 2012
No decorrer da tarde, foram realizadas dinâmicas onde os participantes puderam trabalhar em equipes com intuito de tomar conhecimento da própria capacidade de negociação, de assumir riscos e, ao mesmo tempo, se organizar em um grupo. O que resultou na descoberta de características sobre o perfil de cada um, que poderá ser aprimorada, tendo como objetivo o empreendedorismo.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Edital 2012 D. Incubadora - Últimos dias
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Dica da Semana D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design
inspiração | o primeiro que temos que entender é que nós podemos inovar, e para isto temos que aguçar a observação enxergar coisas onde elas não existem de forma clara e ter o usuário no centro do trabalho |
idealizar | criar uma ideia clara e articulada que revele oportunidades inexploradas, experimentar técnicas de brainstorming, procurar soluções fora do universo delimitado, compartilhar experiências pessoais |
executar e diagnosticar | desenvolver uma solução que atenda à necessidade proposta, diagnosticar a situação atual por meio de entrevistas com os interessados, procurar pontos de vista conflitantes, desenvolver um quadro de análise para ajudar a sintetizar e integrar as várias perspectivas |
planejamento | Criar um conjunto universal de princípios, construir um plano de mudança, dentro das limitações de tempo e orçamento, determinar quais as atividades a implementar, e a ordem das atividades O que devemos fazer? - Quando devemos fazê-lo? - Como? |
Implementação | implementar os seus planos, obter um feedback sobre a qualidade da proposta, compartilhar suas experiências, realizar uma reflexão sobre a mudança, construir seu plano de ação |
Se não estiver satisfeito com o resultado, recomece todo o processo.
Acesse: Design Brasil
Fonte:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking
http://designthinking.ideo.com/
http://dschool.stanford.edu/
http://www.experiencepoint.com/sims/DesignThinker
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Sucesso durante 3º dia do Ciclo de Capacitação da D. Incubadora
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design
Hoje o Ciclo de Capacitação continua e vai contar com a presença de parceiros da D. Incubadora que apresentarão um panorama de 2012 e falarão das possibilidades de parcerias em design. Estarão presentes: Sandra Nicolicth e Andréa Tristão, do Sebrae MG, Enil Brescia, do Centro Minas Design (CMD), Cecília Velasques, da Secretaria do Estado de Ciência e Ensino Superior (Sectes) e Rafael Leal, do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Edital 2012 D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design
As consultorias serão sempre as terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, conforme as datasabaixo e agendadas através do e-mail: d.processoseletivo@gmail.com.
09/02
14/02
16/02
28/03
01/03
06/03
Aproveitem esta oportunidade!
Para reforçar, segue abaixo algumas informações importantes que constam no EDITAL:
Estão sendo oferecidas para seleção, através deste processo seletivo, 08 (oito) vagas para
empreendimentos e empresas, conforme discriminado no item 3.2 deste Edital.
– Da modalidade das vagas:
I) PRÉ-INCUBAÇÃO: 06 (seis) vagas;
II) INCUBAÇÃO: 02 (duas) vagas.
– Poderão participar do PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA D. Incubadora, na modalidade PRÉ -
INCUBAÇÃO pessoas físicas e jurídicas e na modalidade INCUBAÇÃO, pessoas jurídicas;
– O quadro societário das equipes concorrentes à vaga na modalidade Pré-Incubação ou
Incubação deve ser composta conforme disposto abaixo:
PRÉ-INCUBAÇÃO: no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, 03 (três) integrantes, sendo ao menos 01
(um) graduado ou pós-graduado pela Escola de Design da UEMG, a partir do ano de 2006. Na
sociedade, 01 (um) dos integrantes poderá estar cursando regularmente o último ano de
graduação em Design na Escola de Design da UEMG.
INCUBAÇÃO: no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, 03 (três) integrantes, sendo ao menos 01 (um) graduado ou pós-graduado pela Escola de Design da UEMG, a partir do ano de 2006.
Leia mais...