quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Termina Ciclo de Capacitação da D. Incubadora

A D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design finaliza mais uma etapa do processo seleção para o Edital 2012


Participantes do Ciclo de Capacitação, no dia 28 de fevereiro


No dia 28 de fevereiro terminou o Ciclo de Capacitação da D. Incubadora, realizado na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na unidade Escola de Design (ED). O evento foi um sucesso e contou com a participação dos sócios de duas empresas graduadas pela Incubadora. Trata-se da Notus Design, composta pelos sócios Ulisses Neuenschwander e Rodrigo França e Elementos Design de Ambientes, das sócias Sâmela Viana, Vanessa Dias, Danielle Fontes e Kátia Bastani.

Neuenschwander representou a Notus e pôde contar um pouco da trajetória da empresa, desde a concepção, mostrando as formas que escolheram para se lançar no mercado, os contratos concretizados, serviços prestados e produtos criados e já lançados no país, as mudanças na marca e dos objetivos, entre outros assuntos que serviram de exemplo aos novos empreendedores.


Ulisses Neuenschwander, da Notus Design

Na sequência, foi a vez das empresárias Sâmela Viana e Vanessa Dias relatarem a trajetória da Elementos Design de Ambientes. Elas contaram sobre a conquista do programa de subvenção Prime - Primeira Empresa Inovadora , das mudanças empreendidas para que a empresa pudesse se tornar viável ao mercado consumidor, momentos de desencanto e de sucesso, o que motivou os participantes e serviu de norte para o caminho que cada um deseja seguir.


Sâmela Viana (esq.) e Vanessa Dias (dir.), da Elementos Design de Ambientes

O Ciclo de Capacitação da D. Incubadora é o primeiro de muitos outros eventos que estão sendo planejados pela Equipe Gestora para 2012. Este foi o início de uma trajetória que visa apontar caminhos, motivar novos empreendedores, apoiar novos negócios e disseminar a cultura do design no país.

Acesse: http://www.notusdesign.com.br/ e http://www.elementosdesign.com.br/ e conheça um pouco mais sobre as empresas graduadas pela D. Incubadora.

Obrigada a todos que participaram do Ciclo e boa sorte nesta jornada empreendedora.


Fonte - Cláudia Melo
Assessora de Marketing e Comunicação D. Incubadora

Diversidade Brasileira é tema da 4º Bienal Brasileira de Design


Belo Horizonte se prepara para a agitação cultural do maior evento de design do país, a IV Bienal Brasileira de Design 2012 (IVBBD), que tem previsão de ocorrer no período de 19 de setembro a 31 de outubro em diversos pontos da capital, além de Brumadinho e Ouro Preto. O grande acontecimento, organizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade do Estado Minas Gerais (Uemg), com o Centro Minas Design (CMD) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), vai trazer inúmeras mostras nacionais e internacionais, e tem como temática a “Diversidade Brasileira”.


A BBD é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). A ação, por sua magnitude, vai agregar as principais iniciativas do design desenvolvidas no país em todos os seus ambientes, quer seja na indústria, no meio acadêmico ou de gestão. Por sua forte inserção em diversos setores da atividade econômica e pela multiplicidade de utilização, o Design é forte ferramenta estratégica que agrega valor ao produto nacional.


A Bienal pretende delinear as referências e tendências nacionais e internacionais, com a participação de várias instituições, profissionais, pesquisadores, empresas, entre outros, que interagem com o design, e potencializar a utilização nos meios produtivos como ferramenta estratégica para a competitividade e melhoria da imagem do produto nacional no mundo, fortalecendo a “Marca Brasil”.


De acordo com Enil Brescia, responsável pela secretaria executiva do evento e diretora do CMD, a Bienal deste ano tem como novidade a descentralização. “Os eventos foram pensados para ocorrerem em locais com fácil acesso, gratuidade das atividades, além de gerar um legado cultural para o estado”, afirmou.


Esse grande evento se apresenta como um ‘insight’ no cenário nacional e mundial, pois além de externar a um público diverso a produção brasileira, estimula as empresas na produção de produtos inovadores, mostrando o design como a chave para transformar Pesquisa & Desenvolvimento em produtos comerciais.


A iniciativa, repercussão global, pretende fazer refletir, por meio de mostras, fóruns, seminários, workshops, ações educativas, interativas e culturais, sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as necessidades e demandas do mundo atual.


O Tema


Diferentemente das outras Bienais, que apresentaram os temas Inovação – São Paulo 2006, Competitividade – Brasília 2008 e Design, Inovação e Sustentabilidade, em Curitiba 2010; para a IV BBD 2012, o propósito é valorizar a “Diversidade Brasileira” a serem exploradas, inicialmente, em três vertentes:


- Étnica

- Natural/ País multicultural

-Econômica/ Produtiva


Segundo Enil Brescia, a escolha do tema da Bienal foi feita por a diversidade convergir com a transversalidade do design. “O Brasil é um país com muitas etnias, riqueza cultural, variedade de ideias e essa abundância é um desafio para o design”, disse.


A Bienal deste ano vai explorar as várias ferramentas de design nos seus aspectos tangíveis (tecnologia, processos, materiais etc.) e intangíveis (cultural, social, emocional, relacionado ao desejo e à qualidade percebida etc.) e sua interação com a diversidade brasileira, promovendo a participação efetiva do setor produtivo e da sociedade como um todo para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil de forma sustentável, buscando, também, o fortalecimento da Marca Brasil no circuito internacional.


O propósito da IV Bienal Brasileira de Design 2012 é que ela ultrapasse o campo habitual de uma exposição. Deseja-se que este evento extrapole os pontos da mostra, deixando para as gerações um legado que marque Minas Gerais e que o torne um terreno de referência no país de um estado criativo.


Fonte - Centro Minas Design


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sebrae-MG marca presença no Ciclo de Capacitação da D. Incubadora

O Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, continua a todo vapor. Ontem foi a vez da analista técnica da área de Educação, Empreendedorismo e Cooperativismo, Cacilda Almeida, do Sebrae MG, realizar uma dinâmica sobre “Perfil Empreendedor”, juntamente com a assistente Grazielle Cotta.

Cacilda Almeida, analista do Sebrae-MG

Primeiramente foi feita uma breve reflexão sobre o que é ser empreendedor, com a apresentação de características fundamentais para quem quer se tornar um. São elas : a capacidade de assumir riscos, comprometimento, persistência, alto nível de exigência, qualidade e eficiência, estabelecimento de metas, busca constante de informações, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão, rede de contatos, independência e autoconfiança.

Segundo Almeida, os empreendedores criam suas próprias oportunidades. Ela acredita que é possível desenvolver o espírito empreendedor, ajudando a identificar características empreendedoras, o que pode facilitar o caminho para esta contínua jornada.

Participantes do Ciclo de Capacitação 2012

No decorrer da tarde, foram realizadas dinâmicas onde os participantes puderam trabalhar em equipes com intuito de tomar conhecimento da própria capacidade de negociação, de assumir riscos e, ao mesmo tempo, se organizar em um grupo. O que resultou na descoberta de características sobre o perfil de cada um, que poderá ser aprimorada, tendo como objetivo o empreendedorismo.



Dinâmica para desenvolver o Perfil Empreendedor

Fonte - Cláudia Melo
Assessora de Marketing e Comunicação D. Incubadora

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Edital 2012 D. Incubadora - Últimos dias


A inscrição para participar do processo seletivo da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design irá até o dia 29 de fevereiro, até quarta-feira desta semana.
Então se ainda não se inscreveu, dá tempo.

Leia o Edital 2012 e saiba dos pre-requisitos para fazer parte do programa de pre ou incubação de empresas de design.

Esperamos por você!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dica da Semana D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

Como ser um design thinker
Por Christian Ullmann - Colunista - Design Brasil

Use a metodologia para explorar novas possibilidades - porém este é o inicio e não o fim - além de criar novas oportunidades, temos que gerar valor e criar soluções. Crie um momento de aprendizado: compartilhe, ensine e se deixe influenciar.

inspiração

o primeiro que temos que entender é que nós podemos inovar, e para isto temos que aguçar a observação enxergar coisas onde elas não existem de forma clara e ter o usuário no centro do trabalho


idealizar

criar uma ideia clara e articulada que revele oportunidades inexploradas, experimentar técnicas de brainstorming, procurar soluções fora do universo delimitado, compartilhar experiências pessoais


executar e diagnosticar

desenvolver uma solução que atenda à necessidade proposta, diagnosticar a situação atual por meio de entrevistas com os interessados, procurar pontos de vista conflitantes, desenvolver um quadro de análise para ajudar a sintetizar e integrar as várias perspectivas


planejamento

Criar um conjunto universal de princípios, construir um plano de mudança, dentro das limitações de tempo e orçamento, determinar quais as atividades a implementar, e a ordem das atividades


O que devemos fazer? - Quando devemos fazê-lo? - Como?


Implementação

implementar os seus planos, obter um feedback sobre a qualidade da proposta, compartilhar suas experiências, realizar uma reflexão sobre a mudança, construir seu plano de ação


Se não estiver satisfeito com o resultado, recomece todo o processo.

Acesse: Design Brasil

Fonte:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking
http://designthinking.ideo.com/
http://dschool.stanford.edu/
http://www.experiencepoint.com/sims/DesignThinker

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sucesso durante 3º dia do Ciclo de Capacitação da D. Incubadora

O Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design continua nos dias 27 e 28 de fevereiro

3º dia do Ciclo de Capacitação da D. Incubadora

Ontem, dia 15 de fevereiro, foi o dia dos parceiros da D. Incubadora se apresentarem aos participantes do Ciclo que puderem esclarecer dúvidas quanto às possibilidades de interação e parcerias com os órgãos de fomento e de apoio.

Sandra Nicolicht e Andréa Tristão, do Sebrae-MG, falaram dos programas existentes que permitem o cadastro de consultores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), através da Escola de Design, para a prestação de serviços de design.

Casos de sucesso, incluindo projetos desenvolvidos por empresas graduadas pela D. Incubadora, como a Quantum Design, foram apresentados e muitas dúvidas e novas possibilidades de expandir a cultura do design no país foram abordadas.

Sandra Nicolicht , Sebrae MG

Andréa Tristão, Sebrae MG

Em seguida foi a vez do gestor de parcerias do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), Rafael Leal, relatar as inúmeras demandas de design que chegam até o Simi e da necessidade de atendê-las. Dando sequência, Cesária Macedo, do Minc, tratou do tema Economia Criativas e apresentou projetos de cultura que estão em andamento através do Ministério da Cultura e falou da necessidade de interação com o design.


Cesária Macedo, Minc

Rafael Leal, Simi

O Ciclo de Capacitação tem abordado assuntos de extrema importância para quem quer empreender através dos programas de pre e incubação da D. Incubadora e nos dias 27 e 28 de fevereiro os participantes terão a oportunidade de se conhecerem melhor como empreendedores através de dinâmicas super estimulantes.

Até lá!

Fonte - Cláudia Melo
Assessora de Comunicação e Marketing da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

Edital 2012 D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design


Ainda dá tempo de participar! Leia o Edital.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

O Ciclo de Capacitação está sendo um sucesso

A abertura ficou por conta da gestora da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, Samantha Cidaley, hoje também coordenadora do Centro Design Empresa, da Escola de Design (ED), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Gestora da D. Incubadora Samantha Cidaley

Nos dois primeiros dias, 13 e 14 de fevereiro, foram ministradas palestras sobre Gestão Estratégica, com o professor da ED e sócio da empresa graduada pela D. Incubadora, Quantum Design, Fernando Casanova, e também esteve presente o sócio da Endeavor em BH, André Rabelo, que falou sobre as possibilidades de empreendedorismo, ilustrando com vários casos de sucesso.

Na terça-feira, os participantes começaram a despertar para o mundo dos negócios através das palestras ministradas pelo empresário e professor, June Marques, e pela administradora Cristiane Aguiar, sobre Gestão de Negócios - Administrativo e Financeiro.

Noções de planejamento estratégico, plano de negócios, formação de preço, pro-labore, lucro, entre muitos outros assuntos de suma importância para quem quer empreender foram abordados e muitas dúvidas foram sanadas.

Para fechar o segundo dia, o empresário Leonardo Dornelas, da Ologia - Design Thinking, abordou temas sobre "Inovação em Mercados", elucidando várias formas de inovação que acontecem pelo mundo, das formas mais inusitadas possíveis. Ele contou um pouco sobre sua trajetória como empreendedor e da vontade de fazer algo para mudar e melhorar o mundo. Dornelas serviu de incentivo aos novos empreendedores e pode esclarecer muitas mentes inquietas que querem, mas ainda não sabem como empreender.

Empresário Leonardo Dornelas, da Ologia Design Thinking

Professor da ED, June Marques

Administradora Cristiane Aguiar

Sócio da Endeavor, André Rabelo


Professor da ED e sócio da Quantum Design, Fernando Casanova

Hoje o Ciclo de Capacitação continua e vai contar com a presença de parceiros da D. Incubadora que apresentarão um panorama de 2012 e falarão das possibilidades de parcerias em design. Estarão presentes: Sandra Nicolicth e Andréa Tristão, do Sebrae MG, Enil Brescia, do Centro Minas Design (CMD), Cecília Velasques, da Secretaria do Estado de Ciência e Ensino Superior (Sectes) e
Rafael Leal, do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).

Para encerrar, nos dias 27 e 28 de fevereiro, serão ministradas dinâmicas sobre a importância do auto-conhecimento e apresentado aos participantes os programas de pre e incubação da D. Incubadora, contando também com a participação dos empresários da Notus Design, Ulisses Neuenschwander e Rodrigo Braga França, e da Elementos Design de Ambientes, Vanessa Dias e Sâmela Viana, empresas graduadas pela Incubadora que estão se consolidando no mercado e fazendo sucesso.

O Ciclo de Capacitação

O Ciclo de Capacitação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design é destinado aos selecionados no Workshop Negócios de Design - Ideias Criativas, ocorrido no final de 2011, e tem como objetivo elucidar aos participantes sobre as funções e deveres de uma incubadora de empresas e como ela pode auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento de novos empreendimentos. Assim como revelar potencialidades de se fazer parte de uma rede de parceiros, fornecer uma introdução sobre gestão de negócios e apresentar ferramentas capazes de auxiliar na identificação do comportamento empreendedor.

Fonte - Cláudia Melo
Assessora de Comunicação e Marketing da D. Incubadora

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Edital 2012 D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

O Edital 2012 está cheio de novidades! Este ano, profissionais da D. Incubadora irão prestar consultoria aos candidatos esclarecendo dúvidas para elaboração do Plano de Negócio Resumido e Projeto Resumido de Empreendimento. Lembrem-se: a participação de pelo menos uma consultoria é obrigatória para o processo de seleção.

As consultorias serão sempre as terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, conforme as datasabaixo e agendadas através do e-mail: d.processoseletivo@gmail.com.
07/02
09/02
14/02
16/02
28/03
01/03
06/03

Aproveitem esta oportunidade!


Para reforçar, segue abaixo algumas informações importantes que constam no EDITAL:

Estão sendo oferecidas para seleção, através deste processo seletivo, 08 (oito) vagas para
empreendimentos e empresas, conforme discriminado no item 3.2 deste Edital.

– Da modalidade das vagas:
I) PRÉ-INCUBAÇÃO: 06 (seis) vagas;
II) INCUBAÇÃO: 02 (duas) vagas.

– Poderão participar do PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DA D. Incubadora, na modalidade PRÉ -
INCUBAÇÃO pessoas físicas e jurídicas e na modalidade INCUBAÇÃO, pessoas jurídicas;

– O quadro societário das equipes concorrentes à vaga na modalidade Pré-Incubação ou
Incubação deve ser composta conforme disposto abaixo:

PRÉ-INCUBAÇÃO: no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, 03 (três) integrantes, sendo ao menos 01
(um) graduado ou pós-graduado pela Escola de Design da UEMG, a partir do ano de 2006. Na
sociedade, 01 (um) dos integrantes poderá estar cursando regularmente o último ano de
graduação em Design na Escola de Design da UEMG.

INCUBAÇÃO: no mínimo, 02 (dois) e, no máximo, 03 (três) integrantes, sendo ao menos 01 (um) graduado ou pós-graduado pela Escola de Design da UEMG, a partir do ano de 2006.

Leia mais...


Link

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dica da Semana D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

Adote um comportamento leve no trabalho
Os americanos Adrian Gostick e Scott Christopher lançaram um livro que defende a tese de que profissionais bem-humorados ganham mais e são mais produtivos

Dar uma boa risada diminui os níveis de estresse, reduz a pressão arterial e até combate dores. Além dos benefícios para a saúde, manter o espírito leve ajuda no desenvolvimento profissional. Esta é a tese do livroThe Levity Effect (O efeito leveza, em português), dos americanos Adrian Gostick, expert em análise organizacional e co-autor do best-seller empresarial O Princípio do Reconhecimento (Editora Campus/Elsevier, R$ 66), e do humorista Scott Christopher, publicado pela Editora John Wiley & Sons, ainda inédito no Brasil. Segundo a dupla, um ambiente de trabalho "leve" favorece o crescimento pessoal e aumenta a satisfação profissional, além de contribuir positivamente para o faturamento da empresa. Por leve entenda-se um local em que há liberdade para conversas, brincadeiras e, eventualmente, algumas piadas.

Profissionais bem-humorados também são os primeiros a ser lembrados pelo presidente da empresa quando o assunto é promoção. Um estudo da consultoria americana Hodge-Cronin & Associates apontou que 98% de 737 altos executivos contratariam ou promoveriam o boa-praça no lugar do carrancudo. Mas Scott alerta: ter alto-astral não significa que você precisa se transformar no palhaço do escritório. “Leveza não tem a ver com gargalhadas fora de hora, e sim com a vontade de encarar os problemas com otimismo sem deixar de apresentar bons resultados”, diz ele.

Fonte - VOCE SA - por Eliza Tozzi