Reportagem apresenta projeto desenvolvido pelos empresários André Mol e Lia Paletta, em consultoria ao Sebraetec, para os produtores de morango de Alfredo Vasconcelos-MG
Design agrega conteúdo e aumenta ganhos nos produtos
Cultura passada de pai para filho, o cultivo do repolho foi abandonado
por agricultores de Alfredo Vasconcelos, na Região Central dde Minas
Gerais, quando o produto perdeu preço e competitividade no mercado. Para
resistir na atividade, os agricultores trocaram de lavoura, passaram a
investir no morango. A diferença é que, dessa vez, para não sair do
mercado, incorporaram à fruta um componente decisivo: o design. “A forma
como vendíamos o morango mudou por completo. A embalagem ficou menor, a
fruta passou a ser resfriada. Criamos uma marca e rótulo, diferenciais
que deixaram o morango muito mais atrativo”, diz o presidente da
Cooperativa Agropecuária de Alfredo Vasconcelos, dona da marca Frutano,
Leandro Rodrigues.
Divulgação
De forma simples e rápida, ele define sua
experiência e de outros 55 agricultores com o design. “Mudou nossa vida.
Há dois anos não vendemos morangos, vendemos a Frutano. O mercado
cresceu e o preço que recebemos pela caixa é R$ 0,50 maior que a média
do mercado.” Do morango produzido por pequenos agricultores no Sul de
Minas às joias desenhadas no estado ou o carro que agrada ao mundo, o
conceito leva diferencial às organizações, mas ainda conversa pouco com
as pequenas e médias empresas. A ideia do governo de Minas é promover um
bombardeio de informações para que a indústria seja seduzida de vez
pelo conceito que fortalece produtos e serviços. É uma aposta para
revolucionar, inclusive, a pauta das exportações mineiras, estrelada
pelas commodities.
A partir de setembro o estado vai experimentar uma maratona de eventos
batizada de “Tempo de design em Minas”, que faz parte da estratégia de
agregar valor aos produtos, criando nichos além dos tradicionais. A
programação começa com a Bienal Brasileira de Design (19 de setembro a
31 de outubro), seguida de outros 30 eventos conexos que vão de um
congresso a premiações para projetos inovadores. “Toda vez que
discutimos a possibilidade de aumentar as exportações mineiras com valor
agregado, percebemos que tem de haver nicho de mercado, temos de
diferenciar o produto. Então, tem de haver design”, defende a secretária
de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck.
* Os empresários, André Mol e Lia Paletta, fazem parte do programa de incubação na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Escola de Design, com a empresa Gabbo Design.
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