segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto da Empresa Gabbo Design, da D. Incubadora de Design, ganha destaque no Jornal Estado de Minas


Reportagem apresenta p
rojeto desenvolvido pelos empresários André Mol e Lia Paletta, em consultoria ao Sebraetec, para os produtores de morango 
de Alfredo Vasconcelos-MG
Design agrega conteúdo e aumenta ganhos nos produtos
Por Marinella CastroMarta Vieira em  19/08/2012
Cultura passada de pai para filho, o cultivo do repolho foi abandonado por agricultores de Alfredo Vasconcelos, na Região Central dde Minas Gerais, quando o produto perdeu preço e competitividade no mercado. Para resistir na atividade, os agricultores trocaram de lavoura, passaram a investir no morango. A diferença é que, dessa vez, para não sair do mercado, incorporaram à fruta um componente decisivo: o design. “A forma como vendíamos o morango mudou por completo. A embalagem ficou menor, a fruta passou a ser resfriada. Criamos uma marca e rótulo, diferenciais que deixaram o morango muito mais atrativo”, diz o presidente da Cooperativa Agropecuária de Alfredo Vasconcelos, dona da marca Frutano, Leandro Rodrigues.
Divulgação


De forma simples e rápida, ele define sua experiência e de outros 55 agricultores com o design. “Mudou nossa vida. Há dois anos não vendemos morangos, vendemos a Frutano. O mercado cresceu e o preço que recebemos pela caixa é R$ 0,50 maior que a média do mercado.” Do morango produzido por pequenos agricultores no Sul de Minas às joias desenhadas no estado ou o carro que agrada ao mundo, o conceito leva diferencial às organizações, mas ainda conversa pouco com as pequenas e médias empresas. A ideia do governo de Minas é promover um bombardeio de informações para que a indústria seja seduzida de vez pelo conceito que fortalece produtos e serviços. É uma aposta para revolucionar, inclusive, a pauta das exportações mineiras, estrelada pelas commodities.
A partir de setembro o estado vai experimentar uma maratona de eventos batizada de “Tempo de design em Minas”, que faz parte da estratégia de agregar valor aos produtos, criando nichos além dos tradicionais. A programação começa com a Bienal Brasileira de Design (19 de setembro a 31 de outubro), seguida de outros 30 eventos conexos que vão de um congresso a premiações para projetos inovadores. “Toda vez que discutimos a possibilidade de aumentar as exportações mineiras com valor agregado, percebemos que tem de haver nicho de mercado, temos de diferenciar o produto. Então, tem de haver design”, defende a secretária de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck.
Leia mais...
* Os empresários, André Mol e Lia Paletta,  fazem parte do programa de incubação na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Escola de Design, com a empresa Gabbo Design. 

Nenhum comentário: