quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Empreendedoras da D. Incubadora apresentam artigo no IDEMi 2012

Amanda Silveira e Fernanda Lyrio, empreendedoras participantes do programa de pré-incubação na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, da Escola de Design, com o empreendimento Viés, foram selecionadas para apresentar o artigo "Humanização de Ambientes Fabris: Estudo de Caso da Fábrica da Marca Farm". 

O artigo será apresentado no evento IDEMi 2012 - Projeto Centrado no Usuário - II Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para inovação, que acontece de 21 a 23 de outubro, em Florianópolis. 

Acesse IDEMi e saiba mais sobre a conferência. 

Resumo do Artigo 

O ambiente de trabalho pode ser definido como um espaço onde as pessoas desenvolvem suas atividades laborais. O seu arranjo deve acontecer de forma que favoreça a realização dessas atividades.
A organização deve contribuir com a produtividade, qualidade das atividades, possibilitando a segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores.  Para isso, é necessário considerar a constante interação entre usuário, produto e equipamento.
Nesse estudo serão destacados alguns aspectos que envolvem o conceito de humanização de espaços, a atuação do Design de Ambientes em áreas de produção e o estudo de caso da fábrica de roupas femininas da marca Farm, analisando os aspectos de humanização presentes nesse ambiente de produção.
O Design de Ambientes proporciona às organizações empresariais condições competitivas, a otimização de custos e eficácia na comunicação da imagem da empresa no mercado. Além disso, apresenta contribuições para o processo produtivo, para o trabalhador e para a empresa.
A humanização de espaços estimula a realização das atividades e estabelece laços entre a empresa e o trabalhador. Resultando em benefícios pessoais e sociais para os funcionários, para os gestores, que passam a ter uma equipe mais motivada, e para a empresa, através da lucratividade gerada pela produtividade.
Deve-se destacar nesse estudo, a relevância da inserção da humanização e do design de ambientes em espaços de produção.  

 Fonte - D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

Nenhum comentário: