Qual a relação dela com a
eficiência da empresa? Sempre associe o retorno esperado ao que seria
possível de se conseguir de remuneração no mercado financeiro.
Mais uma vez vamos abordar o tema de rentabilidade. Na última oportunidade falamos sobre o break even point e agora vamos tratar da margem de lucro. De uma maneira bastante simplista, a margem de lucro envolve dois conceitos básicos: formação do preço de venda e retorno esperado para o capital investido.
A formação do preço de venda envolve aspectos que estão sob o controle
do empreendedor, custo de produção, principalmente, e outros que não
estão sob seu controle, quanto o mercado está disposto a pagar por
aquele produto ou serviço. Desta forma, de nada adianta querer praticar
um preço que está fora do que vem sendo praticado pelo mercado. Este
raciocínio foge um pouco naquelas situações em que se trata de um novo
produto ou serviço ou ainda de um nincho de mercado ainda não explorado,
onde não há um referencial de preço. Há ainda aqueles produtos e
serviços que devido às suas características conseguem cobrar um preço
acima do mercado e são conhecidos como produtos ou serviços com “premium price”.
Se você não estiver em nenhuma das situações que permita a prática de
um preço diferenciado, então é bom estar atento ao que está ocorrendo no
mercado e dentro de casa com relação ao custo de produção.
Tendo feito estas considerações, vamos passar agora a verificar como determinar a margem de lucro e principalmente correlacionar esta margem com a eficiência operacional do empreendimento.
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Fonte - Paulo Sérgio Dortas COO | Grant Thornton
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