terça-feira, 7 de outubro de 2014

Revista Locus destaca o mercado da Moda na edição de agosto



 Revista Locus destaca o mercado da 
Moda na edição de agosto
 Reportagem  ressalta a participação de incubadoras de empresas no fomento de negócios do setor no país





 "Universo antes restrito a grande marcas, estilistas e revistas especializadas vem ganhando um caráter cada vez mais democrático, pautado pelo poder da internet e redes sociais. O setor abre cada vez mais espaço para iniciativas criativas de pequenos empreendedores".  Revista Locus

De acordo com a revista Locus, edição de Agosto, o faturamento do setor de moda quadruplicou nos últimos 10 anos no Brasil e, segundo a consultoria Euromonitor, chegou a R$40 bilhões em 2013. De acordo com a APEX, o Brasil está entre os 10 maiores mercados mundiais de fios, fibras, tecelagens e confecções. E além do destaque na área industrial, o país ganha espaço também na prestação de serviços. Cada vez mais startups e pequenas empresas brasileiras apostam na área e conseguem aproveitar uma fatia desse mercado. Atentos aos riscos inerentes ao começar um negócio do zero, alguns empreendedores optam pela incubação como ponto de partida mais seguro.

Na sequência, são apresentados empreendimentos do setor ligados às incubadoras do país: Instituto Gênesis (PUC-Rio), Incamp (Inova Unicamp), D. Incubadora (UEMG), Ciemsul (PUC-Pelotas), Midi Tecnológico (Florianópolis), NTCPE (Marco Pernambucano da Moda).

Integrando o Programa de Incubação da D., sócias das empresas Viés Design, Fernanda Lyrio e Amanda Silveira,  e Mapoula, Caroline Pagnan e Andréia Pagnan, apresentaram sua área de atuação e as  perspectivas ou possibilidades de interação no segmento da moda.

Fernanda Lyrio afirma que existem demandas dentro da área do design de ambientes a qual elas não têm trabalhado, pois optaram por atender apenas as relacionadas ao setor da moda. “Recebemos ofertas de outros setores o tempo inteiro, mas resolvemos focar no ambiente para a moda como estratégia", revela.

Para Andréia Salvan, "o mercado da moda está saturado de produtos parecidos. Manter uma diferenciação e identidade de marca é o grande desafio”. A empresária também destaca a importância do apoio da Universidade, através do Programa de Incubação. "Eu e minha filha nos formamos na UEMG e optamos por começar a empresa na incubadora porque sentíamos que precisávamos desse apoio. Estar dentro de uma universidade, para nós que trabalhamos com materiais diferentes, tem várias vantagens. Sem contar que podemos ter acesso a uma estrutura que nos ajuda muito”, ressalta.

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