terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Bate Papo da Habitat: O Design faz bem para a imagem da minha empresa


A marca não é apenas o desenho que identifica a sua empresa: ela é a essência de um negócio, é o que o define no mercado. Para discutir essas e outras questões, uma parceria entre a HABITAT e a Incubadora D.,  instituição da UEMG focada em empresas de design, realizou uma edição do Bate papo da HABITAT com... sobre a importância do design na construção da imagem e da marca de startups.
Com o tema “o design faz bem para a imagem da minha empresa”, o evento reuniu empreendedores incubados e pessoas interessadas por temas de empreendedorismo e inovação que conversaram com Cristiane Vieira, gestora da Incubadora D. e Isabelle Maluf, sócia da Quantum Design (empresa graduada na D.).
Cristiane Vieira falou sobre como o design “está ao redor” das pessoas e citou os exemplos da aplicação do design para a inovação em ambientes, produtos, marcas e moda. Isabelle Maluf fez a apresentação “Think Branding” e destacou as contribuições do design para a marca da empresa. Nas palavras de Isabelle, o valor de uma marca “é algo que está relacionado à linguagem, experiência e imagem, sendo a linguagem o que os consumidores sabem, a imagem o que os consumidores veem e a experiência o que faz os consumidores acreditarem naquilo em que estão vendo”.
A motivação para a realização deste bate papo surgiu de uma conversa informal entre representantes da HABITAT e da D. sobre como os empreendedores investem pouco em design no início do seu negócio e, muitas vezes, só desprendem esforços e recursos para esse elemento quando precisam de uma boa apresentação para o cliente ou para potenciais investidores.
Isabelle alertou que pensar em design nas etapas finais do desenvolvimento de um negócio, de um produto ou serviço pode ser tarde demais. “O design deve ser inserido como elemento na construção do negócio para que ele apoie o empreendedor na construção de uma marca e de uma identidade sólida”.
Já Cristiane mencionou a “escada do design”, uma classificação desenvolvida pelo Centro de Design Dinamarquês que mede o nível de integração do design em uma empresa de acordo com os estágios: sem design, design como estilo, design como processo e design como inovação. Cristiane comentou que “não há um estágio que seja melhor que outro, o estágio a ser escolhido por cada empresa está relacionado ao seu grau de necessidade”.
Para Luiz Augusto, empreendedor da empresa incubada BIOAPTUS, “de todas as atividades realizadas na HABITAT em 2014, esta foi a melhor”. A HABITAT realizou, este ano, bate-papos sobre temas diversos. Investimentos, captação de recursos e design foram alguns deles. A ideia é criar a oportunidade para que empreendedores conheçam especialistas e troquem informações sobre assuntos que os ajudarão a impulsionar os seus negócios.

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