Algumas coisas na vida não funcionam bem uma sem a outra e o desenvolvimento de uma embalagem é mais um exemplo disso, pois o design tem que, necessariamente, ser complementado pelo desenvolvimento estrutural para que a embalagem possa ser concebida e produzida da melhor forma possível, integrando os quatro fatores importantes que considero numa embalagem, o fator proteção, o fator mercadológico, o fator econômico e evidentemente o fator ambiental, como também rode na linha de produção do cliente com a máxima eficiência possível.
Como todo bom projeto de embalagem, ele deve começar com um “briefing” claro do cliente, sendo este Marketing, Embalagem, Engenharia ou outro departamento responsável pelo projeto na empresa. Neste “briefing” serão passadas à agência de design as informações mínimas ou principais para orçamento e posterior início do projeto, tais como tipo de produto, tamanho ou volume, público-alvo, dimensões preliminares, informações para a criação da embalagem e outras informações que o cliente e a agência julguem importantes para o desenvolvimento do projeto.
De posse das informações passadas no “briefing” é dado início ao desenvolvimento do conceito criativo, de onde irão surgir as primeiras idéias e formas para a embalagem do produto. O design de uma embalagem é a materialização de uma idéia, é uma forma, muitas vezes inovadora, de conter um produto de maneira a encantar o consumidor, com suas curvas e formas elegantes, com a funcionalidade necessária e outros atributos que irão tornar o produto e a embalagem atrativos ao consumidor. No entanto, a esse design deve-se agregar a função primária da embalagem que é conter e proteger o produto, para que ele chegue de forma integra e segura até o consumidor.
Partindo do pressuposto que as propostas de design foram apresentadas ao cliente o qual deverá direcionar o projeto com a escolha de um ou mais de um dos caminhos criativos apresentados, a agência de design poderá dar prosseguimento ao desenvolvimento da embalagem, trabalhando nos detalhes que conferirão a essa nova embalagem a percepção de modernidade, funcionalidade, inovação, etc. Todo esse trabalho é feito com dimensões, formas e propostas de dispositivos de funcionamento próximos do que será no final a embalagem do produto.
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Fonte/Imagens - Google
Como todo bom projeto de embalagem, ele deve começar com um “briefing” claro do cliente, sendo este Marketing, Embalagem, Engenharia ou outro departamento responsável pelo projeto na empresa. Neste “briefing” serão passadas à agência de design as informações mínimas ou principais para orçamento e posterior início do projeto, tais como tipo de produto, tamanho ou volume, público-alvo, dimensões preliminares, informações para a criação da embalagem e outras informações que o cliente e a agência julguem importantes para o desenvolvimento do projeto.
De posse das informações passadas no “briefing” é dado início ao desenvolvimento do conceito criativo, de onde irão surgir as primeiras idéias e formas para a embalagem do produto. O design de uma embalagem é a materialização de uma idéia, é uma forma, muitas vezes inovadora, de conter um produto de maneira a encantar o consumidor, com suas curvas e formas elegantes, com a funcionalidade necessária e outros atributos que irão tornar o produto e a embalagem atrativos ao consumidor. No entanto, a esse design deve-se agregar a função primária da embalagem que é conter e proteger o produto, para que ele chegue de forma integra e segura até o consumidor.
Partindo do pressuposto que as propostas de design foram apresentadas ao cliente o qual deverá direcionar o projeto com a escolha de um ou mais de um dos caminhos criativos apresentados, a agência de design poderá dar prosseguimento ao desenvolvimento da embalagem, trabalhando nos detalhes que conferirão a essa nova embalagem a percepção de modernidade, funcionalidade, inovação, etc. Todo esse trabalho é feito com dimensões, formas e propostas de dispositivos de funcionamento próximos do que será no final a embalagem do produto.
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