quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Debate sobre Economia Criativa na Escola de Design


Movimento Minas debate propostas de Economia Criativa na UEMG



No próximo dia 08 de novembro de 2012, das 14 as 16 horas, o Centro Design Empresa, da Escola de Design da UEMG e o Movimento Minas promovem um debate com vistas a gerar propostas de ideias sobre como integrar pessoas, negócios e iniciativas criativas em Minas?

As ideias devem  considerar os seguintes temas:
• Iniciativas já existentes: É essencial aprender com o que já foi feito regionalmente e em outros lugares do mundo.
• Identidades locais: Reconhecer as particularidades regionais e considerar a diversidade cultural do estado.
• Formação e qualificação: Habilidades criativas e gerenciais são base para o desenvolvimento econômico.
• Soluções integradas: Desafios complexos pedem propostas que promovam a colaboração entre diferentes setores da sociedade.

Processo de escuta
Com objetivo de entender como desenvolver e diversificar a economia mineira por meio de negócios e iniciativas criativas, o Movimento Minasescutou pessoas que trabalham em projetos e instituições relacionadas ao tema. Assim, identificou os principais desafios intrínsecos ao tema. Dentre eles a articulação de atores, negócios e iniciativas se apresentou como um caminho para gerar soluções comuns.
A Economia Criativa no Brasil e em Minas Gerais
Em 2010 as ocupações formais na Economia Criativa somavam 3,7 milhões de pessoas, 8,54% do total de empregados no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho. Ainda no contexto brasileiro, o que se observa é que os setores criativos convergem em suas atividades e muitas das atividades profissionais destes setores ainda se encontram na economia informal. Ainda assim, de acordo com dados do IBGE e FIRJAN, estima-se que a Economia Criativa seja responsável por 2,84% do PIB brasileiro.
Minas Gerais possui territórios turísticos privilegiados, patrimônio histórico marcante, artistas com reconhecimento internacional, polos de inovação tecnológica, uma gastronomia de sabores únicos, entre outras singularidades que têm como principal fonte a criatividade.
Sobre o Movimento Minas
O Movimento Minas é uma plataforma onde você ajuda a construir soluções para os desafios da sociedade de forma colaborativa. Os projetos passam por três fases são elas: escuta, geração de ideias e testes práticos. O Quebra Cabeças é uma pergunta orientadora colocada na plataforma virtual do Movimento Minas para geração de ideias.  Acompanhe! O projeto está com uma nova fanpage no Facebook:

Serviço:
Debate sobre integração de propostas para Economia Criativa
Quando: 08/11 das 14 às 16 horas
Sala 62 Escola de Design

Fonte - Escola de Design da UEMG 

Nenhum comentário: