quinta-feira, 27 de junho de 2013

Andreia Salvan participa do concurso de joias com diamantes, o Antuerpia - HRD AWARD 2013

Você que é BRASILEIRO e aprecia nosso Design vote na peça da designer Andreia Salvan Pagnan, empresária da Mapoula, empresa participante do programa de incubação na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, vinculada a Universidade do Estado de Minas Gerais, que representa o país em um concurso de joias com diamantes, o Antuerpia-HRD AWARD 2013, com o colar "Invisible". 

A competição é organizada a cada dois anos pelo Diamond High Council (HRD) Antuérpia e visa inspirar a criação de joias contemporâneas. O HRD Awards é considerado o principal concurso de joias com diamantes realizado no mundo.

"Trompe l’Oeil - nothing is what it seems" é o tema desta edição. Os designers são convidados a mergulhar no mundo da ilusão, produzindo joias com design surpreendente, que explorem a fronteira entre a imagem e a realidade. Trompe l’Oeil é uma técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão óptica que mostra objetos ou formas que não existem realmente. A expressão vem do francês e pode ser traduzida como "enganar o olhar".

A Peça

A empresária se inspirou no efeito ilusório de tatuagens e na intenção de quem se tatua: imprimir em si mesmo algo que expresse seu sentimento. O colar em forma de asas, confeccionado em polímero, faz uma referência à metamorfose feminina em busca de sua liberdade. A peça repousa sobre as costas como se fosse tatuada no corpo, como se a liberdade desejada estivesse gravada na mulher que usa a joia.

Para Andreia “foi um desafio criar uma peça dentro de um tema tão inspirador como 'Trompe L'oeil'. Usei do efeito ilusório que as tatuagens oferecem aos olhos do observador e da intenção de quem se tatua em imprimir em si mesmo algo que expresse seu sentimento.

Ela conta que escolheu o polímero por sua maleabilidade e leveza, que se aplicam ao conceito de "liberdade" proposto pelo projeto. A cor preta foi usada para simbolizar a marca (ou impressão) sobre o corpo como se fosse tatuagem, e os diamantes fazem parte da beleza alcançada após a metamorfose.

A confecção da peça ficou a cargo da empresa de Andreia, Mapoula, e o patrocinador dos diamantes é a belga R.A.Gem Centre.


Passos para VOTAR: 

-Clique em  PUBLIC VOTING (http://hrdawards.com/publicvoting/)
-Peça: INVISIBLE

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Fontes - http://joiabr.blogspot.com.br/ e http://www.joiabr.com.br/

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