quinta-feira, 6 de junho de 2013

Da apatia ao movimento de transformação social

Esta coluna é assinada pelo Tio Flávio e conta com a participação da Endeavor, 
Empreendedores Universitários (EU), Catálise Social e do MEJ.

O momento em que vivemos é um convite ao empreendedorismo. E os diversos segmentos da sociedade civil devem aproveitá-lo, pois teremos uma mudança social verdadeira e consistente se a educação e a cultura do brasileiro forem muito bem trabalhadas e passarem por uma séria transformação. 

Muitos de nós reclamamos da falta de oportunidades, da falta de apoio do governo e da mídia para ações transformadoras que desenvolvemos, da falta de recursos financeiros para levar adiante o que se tem como plano. Outros nem chegaram a este estágio de incômodo, ainda. Ficam vendo o tempo passar sem se preocupar consigo ou com a sociedade que o cerca. 

Cada um de nós é uma potência que tem que ser colocada em movimento. O que temos que aprender, rapidamente, é que a nova moeda do mercado chama-se relacionamento - network.                 A criação e desenvolvimento de trabalhos em rede faz com que todos os envolvidos contribuam entre si e promovam ganhos mútuos. 

Para isso há uma necessidade de mudança inclusive do sistema de ensino-aprendizagem, em que o aluno seja estimulado a agir como protagonista e não mais agente passivo de um processo tão importante. 

E esta formulação do conhecimento deve estimular o espírito empreendedor, que não é somente a ideia de formar uma pessoa para ter o seu próprio negócio, mas de formar cidadãos para serem “o negócio”. 

E você? Já sabe como tirar o seu sonho do papel e traduzi-lo em algo útil para todos nós?

Fonte - Minas Marca

Nenhum comentário: