Neste mês, os vencedores do II Prêmio Sebrae Minas Design embarcaram para uma visita ao Centro de Referência em Design, na Europa. O Prêmio foi atribuído a duas categorias do design: profissional e estudante.
Os projetos classificados também participaram do catálogo e exposição no Palácio das Artes, no Espaço Mari’Stella Tristão, em Belo Horizonte. Entre os cinco mineiros vencedores da categoria profissional estão presentes a visita os empresários Rodrigo Braga, da Notus Design, empresa em seu último ano de incubação na Incubadora de Empresas de Design (IED), e Cristiano de Magalhães, da GrãoStudio, empresa graduada pela IED neste ano.
O Prêmio tem como objetivo disseminar a importância do design para micro e pequenas empresas, aproximar designers e gerar negócios. Foram considerados os aspectos funcionais, materiais, processos, aspectos estéticos-formais, técnicos, tecnológicos e ambientais.
Ao todo, foram avaliados 468 projetos de todo país pelo júri composto por profissionais da área como: Adélia Borges (SP), Dijon de Moraes (MG), Itiro Iida (DF), Newton Gama (SP) e Ivens Fontoura (PR). E entre os 127 projetos classificados, 32 disputaram a final do Prêmio. Os critérios de seleção foram originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental.
Em 2010, os projetos sugeriram idéias inovadoras para os pólos produtivos de Minas Gerais nos setores de ardósia, na região de Papagaios; calçados, em Nova Serrana; eletroeletrônico, em Santa Rita do Sapucaí; móveis, em Ubá e região. Outra possibilidade de participação foi o desenvolvimento de trabalhos que indicassem novas formas e funções para resíduos destes setores e para a indústria da construção civil.
Os vencedores:
Categoria profissional
Conjunto de equipamentos para redução do consumo de energia de aparelhos em standy by
Os designers e sócios Milton Azevedo Neto e Cristiano Antônio Magalhães Paulino Pereira desenvolveram a linha ECO de equipamentos, vencedora no setor de eletroeletrônicos. Ela é composta por três produtos: Régua, Controle e Dispositivo Individual. As peças são confeccionadas em termoplástico e reduzem o consumo de energia de aparelhos em standy by. “Criamos um projeto que une organização, sustentabilidade e uso consciente de energia. Esta linha reduz em até 30% o consumo mensal. O cliente pode ter a comodidade de deixar os aparelhos eletrônicos como TV, DVD e outros em standy by e ainda economizar”, afirma Milton Neto.
O conjunto foi avaliado e sua produção está sendo negociada por empresas mineiras.Milton atua na área de design de produtos para eletroeletrônicos há oito anos. Ao lado de Cristiano, comanda o escritório de design GrãoStudio, em Minas Gerais.
Milton: (31) 8863-7751 e (31) 3492-9693
Poleirinho Estante
Pensando no lúdico, os designers e sócios, Rodrigo Braga França, Ulisses Andrade Noronha Neuenschwander Penha e Frederico Mendes Teixeira criaram o poleirinho, projeto vencedor no setor de Móveis. A estante, que funciona como peça decorativa e porta-treco, foi desenvolvida após pesquisas no mercado consumidor de Ubá. Segundo Rodrigo, a maioria dos móveis fabricados na região são similares. “Pensamos em criar algo diferenciado, destinado ao público jovem. O Poleirinho é produzido em madeira pinos de reflorestamento. A peça é um mix de cores, funcionalidade e design moderno. O designer Rodrigo atua há três anos na área de móveis, produtos e objetos para casa. É proprietário, junto com os colegas da equipe, do escritório Notus Design. No II Prêmio Sebrae Minas Design, os designers tiveram 3 projetos classificados e dois finalistas. Na 1ª edição, o designer Rodrigo Braga França conquistou o 1º lugar no Setor de Alumínio, com a criação da linha de panelas Aviador.
Rodrigo: (31) 8893-8929 e (31) 3088-3314
Fonte – Sebrae MG - http://www.sebraemg.com.br/
Notus Design - Ulisses Neuenschwander, Rodrigo Braga e Frederico Mendes
GrãoStúdio - Cristiano de Magalhães e Milton Azevedo