segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inscrições abertas: iF Concept Design Award

15/12/2012 a 10/01/2013





As inscrições online para o iF Concept Design Award 2013 já estão abertas e convida estudantes e recém-graduados a inscreverem seus melhores projetos em um dos maiores prêmios estudantis de design.
Em sua sexta edição o prêmio para jovens talentos oferece mudanças: a otimização das categorias nas quais os projetos são submetidos e também o desenvolvimento de ‘trendroots’, onde o participante pode mostrar ao júri suas visões para o futuro do projeto dividido em: mudança social, cultural, econômica, ecológica ou tecnológica.
O júri premia os 100 melhores trabalhos, dispondo de 30 mil Euros para dividir entre os mais promissores dos 100.
 A participação no iF Concept Award é gratuita, exemplos dos trabalhos premiados podem ser visto na exibição online neste link. As inscrições estão abertas até o dia 10 de janeiro e devem ser feitas neste link.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe do iF Representative Office no Centro Brasil Design. Confira o regulamento aqui.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

3° Prêmio Objeto Brasileiro



PRÊMIO OBJETO BRASILEIRO – MUSEU A CASA


Uma das linhas de Panelas em pedra-sabão desenvolvida pela Notus para a empresa Artha-Cookstone na exposição do 3º Prêmio Objeto Brasileiro!
Linha de Panelas em pedra sabão com alças em inox. Inovadora pela forma desenvolvida de aplicação da alça metálica diretamente na pedra, sem necessidade de uso de anel ao redor da panela como as tradicionais panelas de cobre.
Um produto de extrema qualidade executado com participação artesanal ao longo do processo produtivo e de características gourmet para o preparo do alimento.
Essa linha é parte de um projeto que desenvolveu vários produtos em pedra-sabão, veja no post sobre o projeto:  http://blog.notusdesign.com.br/?p=265



Parabéns Notus Design!

Fonte - Notus 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Uma questão de fibra

Uma pesquisa mostra que a resiliência é a principal competência da primeira metade do século 21. Conheça os caminhos para desenvolvê-la

Amanda Kamanchek (redacao.vocesa@abril.com.br)   | Edição: Murilo Ohl /  10/04/2012

 Conceito emprestado pela física à psicologia do trabalho, a resiliência é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.
"A resiliência é um fator crítico para enfrentar os desafios desta primeira metade do século", diz Paulo Yazigi Sabbag, professor da escola de Administração de empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV) e idealizador da primeira escala nacional para avaliar o nível de resiliência de profissionais adultos.  Leia mais...

Fonte -Você S/A

Comitê de Fechamento de 2012 | Como Agem as Empresas e os Profissionais de Sucesso


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Calculando e Entendendo a Margem de Lucro

Qual a relação dela com a eficiência da empresa? Sempre associe o retorno esperado ao que seria possível de se conseguir de remuneração no mercado financeiro.

Mais uma vez vamos abordar o tema de rentabilidade. Na última oportunidade falamos sobre o break even point e agora vamos tratar da margem de lucro. De uma maneira bastante simplista, a margem de lucro envolve dois conceitos básicos: formação do preço de venda e retorno esperado para o capital investido.
A formação do preço de venda envolve aspectos que estão sob o controle do empreendedor, custo de produção, principalmente, e outros que não estão sob seu controle, quanto o mercado está disposto a pagar por aquele produto ou serviço. Desta forma, de nada adianta querer praticar um preço que está fora do que vem sendo praticado pelo mercado. Este raciocínio foge um pouco naquelas situações em que se trata de um novo produto ou serviço ou ainda de um nincho de mercado ainda não explorado, onde não há um referencial de preço. Há ainda aqueles produtos e serviços que devido às suas características conseguem cobrar um preço acima do mercado e são conhecidos como produtos ou serviços com “premium price”. Se você não estiver em nenhuma das situações que permita a prática de um preço diferenciado, então é bom estar atento ao que está ocorrendo no mercado e dentro de casa com relação ao custo de produção.


 Por outro lado o empreendedor investe seu capital para ter uma remuneração e este retorno deve considerar o custo de oportunidade do dinheiro. Ou seja, o retorno deve ser superior ao esperado para uma aplicação ou dívida no mercado financeiro, senão não valeria todo o esforço de empreender. Há no mercado uma métrica de retorno a depender do tipo de setor em que se irá empreender. No varejo, por exemplo, há uma remuneração de cerca de 4% sobre o total das vendas. Para a atividade de serviços, se espera algo em torno de 20% sobre o total das vendas. Portanto, antes de começar a empreender entenda em que setor pretende atuar e quais são as métricas de remuneração aplicáveis. Talvez você chegue à conclusão de que ou está no ramo, produto ou serviço errado.

Tendo feito estas considerações, vamos passar agora a verificar como determinar a margem de lucro e principalmente correlacionar esta margem com a eficiência operacional do empreendimento.

Leia mais: Endeavor 

Fonte - Paulo Sérgio Dortas COO | Grant Thornton
 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Poleirinho” é escolhido o produto Destaque da IV BBD



Durante 30 dias o público da internet pode escolher, entre os 150 produtos presentes na IV Bienal Brasileira de Design 2012, o produto Destaque Design. O favorito dos internautas no voto popular foi o “Poleirinho”, da empresa Notus Design, em segundo lugar a “Mesa Natur Baixa” e em terceiro o “Sofá Vimeiro”.

A estante Poleirinho traz uma proposta lúdica e prática para o cotidiano, um local para armazenar diversos objetos como chaves, celulares, mp3, canetas, blocos, cadernos, óculos, entre outros. Tudo cabe na estante porta-treco que confere originalidade e bom humor em qualquer ambiente. Designers: Rodrigo Braga França, Ulisses Neuenschwander e Frederico Mendes Teixeira.

A D. Incubadora de Design parabeniza os empresários da Notus pelo sucesso!


imagem
A estante Poleirinho, da Notus Design, escolhida como 
Produto Destaque da IV BBD

Fonte - Centro Minas Design 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Campanha de Fim de Ano da Escola de Design


Colegas, voltamos para reforçar nosso pedido de participação na Campanha de Fim de Ano da Escola de Design, organizada pelo Centro de Extensão.

Todo ano buscamos ajudar uma instituição filantrópica a fazer um fim de ano mais alegre para as pessoas.

Este ano foi selecionada a CASA DE CARIDADE HERDEIROS DE JESUS CCHJ,  uma instituição filantrópica, com projetos e programas sociais 
diversos, entre eles, o LAR ESPERANÇA FRANCISCA PAULA DE JESUS, que abriga adolescentes do sexo feminino de 12 a 17 anos, enviadas pelo Conselho Tutelar ou Juizado da Infância e Juventude.

Nosso objetivo é conseguirmos cerca de 350 caixas de bombom Garoto para distribuir na festa de Natal.

Colaborem e encaminhem a sua caixa de bombom até o dia 14 de dezembro no Centro de Extensão.

Quem puder pode doar mais de uma caixa, sem acanhamento.

O custo é baratinho CR$6,00 (seis reais).

A instituição CCHJ se localizada na rua Sete Lagoas, 274 no Bonfim (atrás do Cemitério do Bonfim), Belo Horizonte MG.

Contamos a participação de vocês e desde já agradecemos.

Fonte - Centro de Extensão ED

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino, diz estudo


Estudo recente da Ernst & Young Terco mostra que apenas 11,1% dos administradores de empresas são mulheres

Infomoney

O Brasil tem uma das maiores taxas de empreendedorismo feminino no comparativo com os 54 países que integram o GEM (Global Entrepreneurship Monitor). Os dados foram divulgados pela Ernst & Young Terco, nesta quinta-feira (29) data em que lançou no Brasil o programa Winning Women, que apoia o empreendedorismo feminino.

Os dados são de um estudo recente “High achievers: recognizing the power of women to spur business and economic growth”, que aborda o impacto da presença feminina em todos os segmentos dos negócios na sociedade. Segundo o estudo, um fator que contribui para o empreendedorismo feminino no Brasil é a flexibilidade de jornada e a possiblidade de ficar mais tempo com os filhos.
O estudo registra também que o número de CEOs do sexo feminino nas empresas, segundo a Fortune 500, dobrou na última década, mas em 2012, será ainda 3,6% do total. O estudo mostra ainda que apenas 11,1% dos administradores de empresas são mulheres nas economias industrializadas. Nos mercados de rápido crescimento, o número cai para 7,2%.

Programa Winning Women
O programa, visa criar uma rede influente de mulheres notáveis? e partilhar suas histórias no Brasil e no exterior. Além disso, ainda está nos planos conectar as empreendedoras com outras organizações e indivíduos relevantes que possam apoiar suas empresas, organizações ou comunidades na jornada para o crescimento. O programa irá reconhecer as primeiras mulheres empreendedoras em agosto de 2013.


Para participar do programa é necessário que a empresa seja de origem brasileira, de preferência em áreas fora de São Paulo e Rio de Janeiro, de médio porte e que sejam de setores nos quais as mulheres tenham mais dificuldades para estabelecer novos negócios e expandir.

Leia mais no site - www.administradores.com.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Encerramento da Semana Global do Empreendedorismo MG



  
 Cerimônia de encerramento da Semana Global do Empreendedorismo MG


Venha comemorar conosco o sucesso do movimento em Minas que é referência para todo Brasil! Para inspirar o público, três grandes empreendedores mineiros que irão compartilhar suas histórias de sucesso e abordar assuntos cruciais na vida de todo empreendedor. 

Empreendedor Endeavor, Edivan Costa  nos contará sua incrível história de empreendedorismo e superação. Enquanto trabalhava como office boy, percebeu uma oportunidade e fundou a empresa SEDI, líder em seu segmento de atuação e que tem hoje 12 escritórios espalhados por todo país. 
          
          

E para fechar a noite com chave de ouro, Helder Mendonça, cofundador e presidente da Forno de Minas, participará de um talk show moderado por uma das maiores personalidades brasileiras quando o assunto é empreendedorismo, o professor e escritor Fernando Dolabela. No bate- papo Helder Mendonça contará os principais marcos dessa empresa que faz com que nosso estado seja reconhecido internacionalmente.


Imperdível!

29 de Novembro de 2012
  partir das 18h30


Local: Auditório principal da Faculdade de Engenharia - UFMG
Campus Pampulha

Inscreva-se aqui 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gestora da D. Incubadora participa do III Encontro Anual da RMI

Cristiane Aguiar, gestora da D. Incubadora de Empresas e Negócios de  Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), participa do III Encontro Anual da Rede Mineira de Inovação e do XIV Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual. 

O encontro irá discutir a integração de redes e os novos rumos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais, com foco em Inovação. 


O ENCONTRO
O XIV ENCONTRO DA REDE MINEIRA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL e o III ENCONTRO ANUAL DA REDE MINEIRA DE INOVAÇÃO serão realizados na Universidade Federal de Lavras – UFLA, por intermédio da Coordenadoria do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual – NINTEC/UFLA e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – Inbatec/UFLA, nos dias 22 e 23 de novembro de 2012, na cidade de Lavras-MG.
O objetivo do evento é promover uma discussão sobre políticas de inovação e integração entre as redes visando definir novos rumos estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais, com o foco na inovação tecnológica.

LOCAL
Universidade Federal de Lavras – UFLA-MG
Campus Universitário s/nº
Lavras-MG

Fonte: RMI

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Empresária da Mapoula participa da Conferência Internacional de Design

Andrea Salvan Pagnan, sócia da empresa incubada na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design,  Mapoula, apresenta projeto final de conclusão de curso da Pós-graduação em Design de gemas e jóias, em Florianópolis 

A empresária da Mapoula, Andréia Salvan Pagnan, esteve em Florianópolis, no mês de outubro, durante a Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação - IDEMI 2012, onde apresentou seu projeto final de conclusão de curso da Pós-graduação em Design de Gemas e Jóias, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Ela abordou as diferentes técnicas de lapidação usadas na coleção de jóias propostas com gemas de origem brasileira. Para Salvan, o constante empenho em pesquisas cientificas na área do Design e a busca por novas técnicas produtivas por meio de experimentação são ingredientes básicos que agregam diferencial à empresa e conseqüentemente ao seu produto.

Brinco em ouro amarelo e citrino com 
lapidação  por facetamento negativo

Fonte - Mapoula 
Sócias - Andréa Salvan Pagnan e Caroline Salvan Pagnan

Oportunidade...

Semana  Global do Empreendedorismo 2013


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Marco de Graduação D. Incubadora de Empresas de Negócios de Design 2012

Termo D e Notus Design são graduadas pela D. Incubadora 

A D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design se orgulha em finalizar mais um ciclo com o evento Marco de Graduação, realizado durante a Semana UEMG, onde as empresas Termo D e Notus Design formalizaram sua graduação. 

Esta etapa marcou o fim do processo de incubação, apresentando o potencial dos empresários em seguir em frente com as empresas que estão aptas em dar continuidade em sua atuação junto ao mercado, de forma madura e consistente.

O empresário da Notus Design, Rodrigo Braga, que também representou seu sócio, Ulisses Neuenschwander, assim como os sócios da Termo D, Nicolle Alves Rincon e Ricther Queiroz, receberam troféus em homenagem a graduação das empresas (troféu produzido pela empresária Lia Paletta, da empresa Gabbo Design). 


Troféu de Graduação 2012

Sócios da Termo D. Nicolle A. Rincon e Ricther Queiroz

 Sócio da Notus Design, Rodrigo Braga (meio), juntamente com a 
coord. Samantha Cidaley e a gestora da D. Incubadora  Cristiane Aguiar 

Durante o Marco de Graduação, os empresários tiveram a oportunidade de contar um pouco da trajetória pós-graduação de cada empresa e de falarem sobre os planos para o futuro.  

Além disso, foi assinado o Termo de Intenção entre as empresas graduadas pela D. Incubadora, que assegura um contato e apoio permanente entre a entidade e as empresas. 




Diretoria da ED, parceiros, empresários graduados e 
equipe gestora da D. Incubabora 

A empresária Paula Glória, ex-sócia da empresa Adequa Design, foi homenageada com o troféu pelos anos de dedicação e trabalho junto à incubadora, no programa de incubação. Paula Glória planeja agora seguir novos rumos em sua carreira como professora e designer de ambientes.


Professora e empresária Paula Glória (meio)

Em 2013, a D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design pretende graduar mais empresas e dar continuidade aos programas de incubação e pré-incubação, auxiliando no surgimento de empresas de design no país.

A equipe gestora agradece aos representantes da direção da Escola de Design, aos parceiros do Sebrae Minas e Sectes que estiveram presentes no evento prestigiando as empresas graduadas e fortificando mais ainda nosso trabalho em conjunto. 

Fonte - Cláudia Melo 


FINEP disponibilizará R$ 190 milhões em subvenção para PME

Tecnova promove interação com os Estados e financia projetos de micro e pequenas empresas

Por Radar Inovação em 13 novembro 2012


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, em setembro deste ano, acarta/convite do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Tecnova). O objetivo é estabelecer parcerias e cooperação com os Estados para financiar, de forma não-reembolsável, projetos de desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios.
O Governo Federal deverá disponibilizar R$ 190 milhões por intermédio da Finep. Além disso, serão ofertados R$ 19 milhões para a estruturação dos parceiros estaduais. O Sebrae também alocará R$ 50 milhões, como recursos adicionais ao programa, que serão empregados em prestação de serviços para as empresas selecionadas e que tenham necessidade de apoio em capacitação e gestão.
O programa faz parte do esforço da Finep de descentralizar a subvenção e atuar em parceria com os Estados, e possui duas fases distintas: seleção das instituições parceiras e seleção das micro e pequenas empresas.
A primeira visa estabelecer os parceiros estaduais da Finep, que serão responsáveis pelo repasse do valor e operacionalização do programa. Cada Estado deve oferecer uma contrapartida que varia de acordo com a região, conforme demonstrado abaixo:
Tabela de valor e operacionalização do programa






A Finep concederá recursos financeiros para apoiar a infraestrutura e a organização dos agentes estaduais, no valor máximo de R$ 1,3 milhão aos Estados da região do Sudeste e do Sul e R$ 900 mil aos Estados das demais regiões. 40% do valor financiado devem estar relacionados às áreas prioritárias da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que são petróleo e gás, energias alternativas e TIC, ou aos temas a serem definidos por cada Estado. Cada federação poderá definir outros cinco temas diretamente relacionados à sua vocação e/ou seus setores prioritários, que serão objeto de projetos que representem 60% do financiamento.
Leia mais: Radar Inovação 
Fonte - Inventta.net

UFMG promove palestra da INTEL na Semana do Empreendedorismo


A UFMG está promovendo de 12 a 14 de novembro de 2012 o evento “Semana Global do Empreendedorismo” direcionado a alunos de ensino médio e graduação, professores, pesquisadores, empreendedores, servidores e quem mais se interessar!

No dia 14 de novembro a UFMG estará recebendo o Gerente de Educação da Intel Semicondutores do Brasil, o Sr. Rubem Saldanha, também atuante na área de Empreendedorismo, para ofertar a palestra:Inovação/Empreendedorismo na Universidade: um caminho possível”.

A atividade terá início às 10 horas no auditório principal da Escola de Engenharia – Campus Pampulha.


A palestra é gratuita, aberta ao público e não necessita fazer inscrições!

Participe!


Fonte - Incubadora Inova 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Debate sobre Economia Criativa na Escola de Design


Movimento Minas debate propostas de Economia Criativa na UEMG



No próximo dia 08 de novembro de 2012, das 14 as 16 horas, o Centro Design Empresa, da Escola de Design da UEMG e o Movimento Minas promovem um debate com vistas a gerar propostas de ideias sobre como integrar pessoas, negócios e iniciativas criativas em Minas?

As ideias devem  considerar os seguintes temas:
• Iniciativas já existentes: É essencial aprender com o que já foi feito regionalmente e em outros lugares do mundo.
• Identidades locais: Reconhecer as particularidades regionais e considerar a diversidade cultural do estado.
• Formação e qualificação: Habilidades criativas e gerenciais são base para o desenvolvimento econômico.
• Soluções integradas: Desafios complexos pedem propostas que promovam a colaboração entre diferentes setores da sociedade.

Processo de escuta
Com objetivo de entender como desenvolver e diversificar a economia mineira por meio de negócios e iniciativas criativas, o Movimento Minasescutou pessoas que trabalham em projetos e instituições relacionadas ao tema. Assim, identificou os principais desafios intrínsecos ao tema. Dentre eles a articulação de atores, negócios e iniciativas se apresentou como um caminho para gerar soluções comuns.
A Economia Criativa no Brasil e em Minas Gerais
Em 2010 as ocupações formais na Economia Criativa somavam 3,7 milhões de pessoas, 8,54% do total de empregados no Brasil, segundo o Ministério do Trabalho. Ainda no contexto brasileiro, o que se observa é que os setores criativos convergem em suas atividades e muitas das atividades profissionais destes setores ainda se encontram na economia informal. Ainda assim, de acordo com dados do IBGE e FIRJAN, estima-se que a Economia Criativa seja responsável por 2,84% do PIB brasileiro.
Minas Gerais possui territórios turísticos privilegiados, patrimônio histórico marcante, artistas com reconhecimento internacional, polos de inovação tecnológica, uma gastronomia de sabores únicos, entre outras singularidades que têm como principal fonte a criatividade.
Sobre o Movimento Minas
O Movimento Minas é uma plataforma onde você ajuda a construir soluções para os desafios da sociedade de forma colaborativa. Os projetos passam por três fases são elas: escuta, geração de ideias e testes práticos. O Quebra Cabeças é uma pergunta orientadora colocada na plataforma virtual do Movimento Minas para geração de ideias.  Acompanhe! O projeto está com uma nova fanpage no Facebook:

Serviço:
Debate sobre integração de propostas para Economia Criativa
Quando: 08/11 das 14 às 16 horas
Sala 62 Escola de Design

Fonte - Escola de Design da UEMG 

Inscrições Encerradas


Ótimo Workshop a todos. Aproveitem ao máximo esta oportunidade!

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Critt promove reunião de empresários


Data: 30 de outubro de 2012

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) promoveu mais uma Reunião de Interação do Processo de Incubação (RIPI). A RIPI é uma integração das empresas incubadas com o Centro. Nessa edição, a reunião contou com a participação de algumas empresas juniores da UFJF, ampliando visões e possibilitando a troca de ideias.
Integrantes da RIPI de 10/2012
 Na reunião, que aconteceu na última sexta-feira (27/10), estiveram presentes as empresas incubadas Midialinks, BGP Seguros, Sistema Geo e Visual Field. As empresas falaram sobre seus produtos e destacaram a importância do Critt. A Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg), o Núcleo das Empresas Juniores (NEJ) e seis empresas juniores da UFJF – Ecofarma, Campe, Mais, Porte, Acesso e Rumos –  e a organização mundial de estudantes AIESEC, relataram suas atividades.
Cristiane Aguiar, gestora da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design da UEMG, foi convidada à RIPI e fez uma apresentação da incubadora de design, que possui 6 anos, 4 empresas incubadas atualmente e 8 empresas graduadas. Cristiane agradeceu o convite e colocou o Critt como referência em incubação de empresas.
Fonte - Critt – Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – UFJF

Empreendedoras da Voglio Design participam de Bazar de Arte e Utilidades

Empreendimento participante do programa de pré-incubação, na D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, participa do BAU - Bazar de Arte e Utilidades - no dia 4 de novembro, domingo, de 10hs às 17hs. 

As 
empreendedoras Renata Dias e Juliana Mendonça, sócias da Voglio Design, estarão presentes divulgando  serviços e comercializando alguns produtos. Compareçam!



Links: 

http://www.facebook.com/events/354419434647543/?ref=ts&fref=ts
http://www.facebook.com/centoequatro?ref=ts&fref=ts
http://www.centoequatro.org/destaque-da-home/bau-bazar-de-arte-e-utilidades
Fonte - D. Incubadora de Empresas  e Negócios de Design. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

D. Incubadora promove 2º Workshop Negócios de Design

Na Semana UEMG, a D. Incubadora promove o  2º Workshop Negócios de Design - Criatividade para Inovar





Participem!!!

Equipe Gestora D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design
Universidade do Estado de Minas Gerais 
Escola de Design 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Gestora da D. Incubadora participa da Reunião de Interação do Processo de Incubação


A gestora da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais  (UEMG), unidade Escola de Design (ED), Cristiane Aguiar, irá participar da  Reunião de Interação do Processo de Incubação (RIPI), que acontecerá no dia 26 de outubro, no auditório do Critt, Incubadora de Base Tecnológica, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

No evento irão participar gestores e empresários de incubadoras do Estado de Minas que terão a oportunidade de apresentar a incubadora a qual pertencem, mostrando projetos, conquistas, premiações, possibilitando uma troca de informações enriquecedora que pode vir a se tornar uma parceria de negócios.

Em um ambiente propício ao networking, a equipe da incubadora Critt e todos os convidados poderão compartilhar experiências, apresentar metas e novas possibilidades de atuação e de trabalho em conjunto, o que abre novas portas para o empreendedorismo mineiro. 



Fonte - Cláudia Melo 
D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design
Universidade do Estado de Minas Gerais 
Escola de Design 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Seminário Design & Emoção


Será realizado no dia 26 de outubro em Belo Horizonte, no auditório da Escola Guignard da UEMG, das 9:00h às 18:00h. O evento é promovido pelo Centro T&C Design, estando em sua sétima edição, com a presença de palestrantes internacionais e nacionais. O Seminário “Design & Emoção: contribuições para a humanização do design contemporâneo” se propõe a constituir um espaço, em âmbito nacional e internacional, para debate em alto nível de temas relacionados aos aspectos da emoção e design.
 
As emoções têm relação direta com os significados que o indivíduo atribui ao estímulo oferecido, seja um produto ou serviço. No campo do design, as emoções podem implicar em importantes relações das pessoas: podem alterar o humor, provocar mudanças de hábitos e condutas, melhorar a sociabilidade, autoestima e bem estar.
 
Os palestrantes internacionais convidados são: Cristina Morozzi, da Fundação Altagamma (Itália), Marco Maiocchi do Politecnico di Milano (Itália) e Youngju Oh, nascida na Coréia do Sul e vive na Itália. Os convidados nacionais são: Vera Damazio da PUC-Rio e Rose Andrade da Associação Brasileira de Estilistas, São Paulo. Os palestrantes da UEMG são: Rita Ribeiro e Anderson Horta, ambos do Programa de Pós-graduação em Design.
 
O evento este ano fará parte das atividades da IV Bienal Brasileira de Design que se realizará em Belo Horizonte, no período de 19 de setembro a 31 de outubro de 2012. A inscrição é gratuita com direito a certificado digital de participação. Todos os participantes receberão gratuitamente o livro “Design & Inovação” (resultado do seminário de 2011). Basta enviar seu nome completo, instituição que trabalha ou estuda, e telefone de contato para o e.mail: tcdesign.uemg@gmail.com ou pelo tel: (31) 3439-6519.



Fonte - Centro de Extensão ED

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Notus Design é finalista no 3º Prêmio Objeto Brasileiro

Empresa graduada pela D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, Notus Design, é finalista, na categoria: "Linhas de panelas de pedra sabão"



A cerimônia de premiação acontece hoje. Acesse o link  A Casa e saiba mais. 

Fonte - A Casa - Museu do Objeto Brasileiro

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Palestra "A democratização do Mercado da Moda no Brasil"

Tio Flávio Cultural promove mais uma palestra em BH



Brasil dobra investimento na área de design industrial


Empresas gastam R$ 6 bilhões com design de produtos, o que representa 10% de tudo que a indústria aplica em pesquisa e desenvolvimento


A Bienal do Design, em Belo Horizonte, traz exemplos de que investir em bons projetos faz a diferença. O Brasil já se deu conta disso, em sete anos, o investimento na área mais do que dobrou.
No túnel do tempo, a história é contada a partir da evolução de um móvel essencial na vida moderna: a cadeira É um desfile de clássicos, como a cadeira Wassily, da década de 1920. “Por ser uma cadeira tubular, cromada, então, muita gente acha que é um produto recente e a grande maioria tem 50, 60, 80 anos”, diz o designer industrial, Marcelo Hermeto.
Essa sensação de que o tempo não passa para certos objetos tem tudo a ver com a busca de ideias inovadoras, de que não basta só pensar em estética, conforto, ergonomia. O que acabou fazendo a diferença, em todos esses casos de sucesso, foi um conceito que virou sinônimo de competitividade para as empresas.
O investimento em design alavancou vendas e rendeu prêmios internacionais a um fábrica de móveis na região metropolitana de Belo Horizonte. O último graças a uma poltrona.
“Acerta a altura, acerta a ergonomia, largura, a proporção dela. Seis meses de estudo”, fala o diretor comercial, Rafael Mendes.
No Brasil, as empresas gastam R$ 6 bilhões com design de produtos, o que representa 10% de tudo que a indústria aplica em pesquisa e desenvolvimento. Em 2005, o investimento era de apenas 4%.
O diretor da empresa, Sérgio Mássimo Resende, entrou nesse ramo porque não conseguia encontrar uma fábrica para executar os projetos que desenhava. “Design sem tecnologia é artesanato porque hoje todo mundo pode comprar máquina. O que faz diferença é o design”.
Leia mais no site Jornal da Globo
Fonte - Jornal da Globo