Como tornar um funcionário apaixonado pelo que faz e disposto a desenvolver a empresa em que está, gastando muito pouco...
1 - Seja generoso e faça elogios
Elogio é uma coisa que todo mundo gosta de receber, mas parece muito difícil de ser dado, sobretudo em ambientes corporativos. Por isso que, quando vem de um CEO na frente de outros colega de trabalho, a satisfação por recebê-lo parece vir em dobro. Fazer um elogio quando um funcionário acerta eleva a autoestima dele e dos que o rodeiam. É a maneira mais simples de recompensar as melhorias feitas por cada um.
2 - Capacite a todos para serem gestores
É possível fazer projetos sem ter gerentes únicos e centralizadores envolvidos. Pode parecer trabalhoso tirar o controle de um gestor e, em seu lugar, capacitar todos os envolvidos em um mesmo objetivo. Porém, permitir que as pessoas trabalhem juntas em um nível de igualdade com seus colegas, muitas vezes faz com que elas produzam mais e melhor. Sem contar as glórias que serão atribuídas a todos e não a apenas um.
3 – Faça, das suas ideias, as deles
Pessoas detestam que lhe digam o que fazer. Em vez disso, experimente perguntar a elas sobre suas pretensões e induzi-las a fazer o que você quer realmente. Dessa maneira, o "Eu gostaria que você fizesse desta forma" se transforma em "Você acha que seria viável se fizermos desta maneira?"
4 - Nunca critique ou corrija agressivamente
Dizer que alguém fez algo errado é o caminho mais certeiro de desmotivar alguém. Tente uma abordagem indireta para levar as pessoas a melhorar, aprender com seus erros e corrigi-los. Converse com a pessoa e fale de possíveis soluções. Perguntar: "Isso foi a melhor maneira de abordar o problema? Tem alguma idéia sobre o que você poderia ter feito diferente? " ajudará mais que apenas apontar o dedo.
Use a metodologia FCA (Fato, Causas, Ações) para todas as situações.
5 – Transforme todos em líderes
Destaque os pontos fortes do desempenho dos funcionários e deixe que esses sejam exemplo para os demais. Assim eles serão motivados a viver de acordo com a sua reputação como um líder.
6- Almoce com um deles uma vez por semana
Surpreenda-os. Em um dia qualquer, saia da sua sala e vá diretamente convidar um funcionário de destaque para almoçar com você. É uma maneira fácil de lembrá-los que você nota e aprecia o trabalho de todos – e uma recompensa ao alcance de toda equipe.
7 – Dê pequenas recompensas
Isso pode ser feito de muitas formas. Dê um grito para fora da sala, em meio a uma reunião, para elogiar alguém. Realize concursos ou jogos internos e acompanhe os resultados em um quadro branco que todos possam ver. Dê prêmios tangíveis, de valor baixo suficiente para não atrapalhar o caixa e alto o bastante para enobrecer quem o receber. Valem jantares, troféus, serviços de spa e placas.
8 – Reúna a equipe e festeje
Pensar na equipe como um grupo ajuda e, muito, a todos entenderem que estão juntos atrás de uma meta única. Organizar piquiniques, festas de aniversário, happy hour e pequenos eventos faz com que todos se lembrem disso o ano inteiro.
9 – Compartilhe as dores e as alegrias
Quando a empresa se sair bem, comemore. Este é o melhor momento para que todos saibam que você é grato pelo esforço deles. As decepções também precisam ser divididas, mesmo porque é preciso ficar claro sempre como a empresa está perante a concorrência e o mercado. Seja transparente. Comunicação clara e constante é a alma do sucesso!
Fonte: Exame e Carlos Gustavo Caixeta.
Carlos Gustavo Fortes Caixeta
Consultoria e Formação Empresarial
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