Quando o produto é gente
No ápice de sua
inspiração e vigor, o professor Romeu Dâmaso de Oliveira, fundador do Centro
Design Empresas, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Escola de
Design, participou da elaboração de um dos capitulos do livro “10 Cases do
Design Brasileiro – Os bastidores do processo de criação, organizado pelo Professor Auresnede Pires Stephan, pela Editora Blucher, em
seu 3º volume.
O livro apresenta
casos de designers com descontração, mostrando a capacidade de superação para
enfrentar os desafios de uma profissão ainda tão pouco compreendida, sendo
considerado um capítulo da história do design brasileiro. Importantes designers
contribuíram para a publicação do livro, apresentando projetos e depoimentos
que desmistificam e trazem para estudantes e profissionais um pouco dos
bastidores do design, trabalho que envolve dedicação, estudo, inovação e
criatividade.
“Esta terceira série
de cases é um convite à reflexão, com a possibilidade de dar continuidade ao
processo de criatividade e expressão formal brasileiras. É um modo simples e
despretensioso de demonstrar aos demais que o design brasileiro reflete a
alegria de viver”, define Ivens Fontoura, professor, designer e crítico.
No Capítulo “Quando
o produto é gente”, o professor Romeu Dâmaso apresenta com clareza, e à sua
maneira, o modo como vê o design. Esperança e utopia, estas foram as duas
ferramentas citadas pelo professor para o exercício da profissão. “Não percam
de vista a curiosidade nem o medo de arriscar, procurando conviver com a
esperança e a utopia, sem se importar com as distâncias e o tempo”, completa
Fontoura.
Romeu se
auto-definiu no livro como um “bunker divertido
e tenso, vivo e cheio de estratégias de ampliação e inquietudes”. Dâmaso era um
mentor, um visionário, que acreditava no potencial das pessoas acolhidas por
ele, antes mesmo delas terem conhecimento. Em sua inquietude e sua grande
vontade de ensinar, ele abrigava alunos, empreendedores no Centro Design
Empresa, na Escola de Design, e investia todo seu tempo e vigor em despertar a
criatividade em seus aprendizes.
Ele enfrentou muitos
desafios para mostrar o que é o design e onde ele está inserido, definindo
novos rumos, investindo na melhoria do ensino e pesquisa, na capacitação de
professores, enfim, foi ativo na disseminação da cultura do design, formando
uma nova geração de profissionais.
Fonte - Cláudia Melo
Comunicação e Marketing
D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design da UEMG - Escola de Design
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