quinta-feira, 5 de julho de 2012

Romeu Dâmaso deixa sua marca no livro “ 10 cases do Design Brasileiro”

Quando o produto é gente


No ápice de sua inspiração e vigor, o professor Romeu Dâmaso de Oliveira, fundador do Centro Design Empresas, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), da Escola de Design, participou da elaboração de um dos capitulos do livro “10 Cases do Design Brasileiro – Os bastidores do processo de criação, organizado pelo Professor Auresnede Pires Stephan, pela Editora Blucher, em seu 3º volume.


O livro apresenta casos de designers com descontração, mostrando a capacidade de superação para enfrentar os desafios de uma profissão ainda tão pouco compreendida, sendo considerado um capítulo da história do design brasileiro. Importantes designers contribuíram para a publicação do livro, apresentando projetos e depoimentos que desmistificam e trazem para estudantes e profissionais um pouco dos bastidores do design, trabalho que envolve dedicação, estudo, inovação e criatividade.

“Esta terceira série de cases é um convite à reflexão, com a possibilidade de dar continuidade ao processo de criatividade e expressão formal brasileiras. É um modo simples e despretensioso de demonstrar aos demais que o design brasileiro reflete a alegria de viver”, define Ivens Fontoura, professor, designer e crítico.

No Capítulo “Quando o produto é gente”, o professor Romeu Dâmaso apresenta com clareza, e à sua maneira, o modo como vê o design. Esperança e utopia, estas foram as duas ferramentas citadas pelo professor para o exercício da profissão. “Não percam de vista a curiosidade nem o medo de arriscar, procurando conviver com a esperança e a utopia, sem se importar com as distâncias e o tempo”, completa Fontoura.







Romeu se auto-definiu no livro como um “bunker divertido e tenso, vivo e cheio de estratégias de ampliação e inquietudes”. Dâmaso era um mentor, um visionário, que acreditava no potencial das pessoas acolhidas por ele, antes mesmo delas terem conhecimento. Em sua inquietude e sua grande vontade de ensinar, ele abrigava alunos, empreendedores no Centro Design Empresa, na Escola de Design, e investia todo seu tempo e vigor em despertar a criatividade em seus aprendizes.

Ele enfrentou muitos desafios para mostrar o que é o design e onde ele está inserido, definindo novos rumos, investindo na melhoria do ensino e pesquisa, na capacitação de professores, enfim, foi ativo na disseminação da cultura do design, formando uma nova geração de profissionais. 



Fonte - Cláudia Melo 
Comunicação e Marketing
D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design da UEMG - Escola de Design 

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