A equipe certa é fundamental para o sucesso da empreitada; saiba como formá-la
Amigos de infância, indicações, velhos colegas de trabalho, família... São tantos possíveis candidatos que passam pela cabeça na hora de montar a equipe da sua startup que não há como evitar o medo de fazer a escolha errada. E de fato, este é um passo que deve ser bem pensado. Sua marca, seu faturamento, seu nome e seu sucesso têm relação direta com a escolha do time ideal.
Competência, habilidades, empatia e comprometimento são as primeiras características que costumam vir à mente quando pensamos em profissionais que queremos ter por perto. Mas a dinâmica de uma startup exige que outros aspectos sejam levados em conta para evitar frustrações. O mentor e investidor Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, lista alguns deles:
Habilidades complementares
Você e seu time devem ter a capacidade de executar o projeto, sem depender 100% de terceirização. Ou seja, alguém tem de saber programar, outro deve conhecer de marketing e vendas, enquanto outro entende bem de design, e assim por diante.
Sinergia
O time ideal tem experiência prévia de trabalho em conjunto, seja de algo anterior na mesma empresa, ou mesmo de uma parceria em projetos.
Regras claras
É importante que as pessoas que entrarem no projeto concordem com algumas regras que devem ser deixadas claras de antemão, como as relações de hierarquia na equipe e a distribuição de participações acionárias.
Dedicação
A equipe precisa de coesão de ética de trabalho, ou seja, todos tem de gostar muito de trabalhar 24x7x365, e sempre estar dispostos a fazer mais com menos (nenhuma startup tem os recursos de que precisa!).
Papéis definidos
Por fim, deixe sempre todos os papéis muito claros! E todos com ciência de que cada um tem plena responsabilidade do seu quadrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário