sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Inovação em questão

Entrevista com o gerente de Apoio à Inovação, Célio Cabral

Como definir inovação? É possível inovar em qualquer área e em qualquer tempo?

Célio Cabral – Há uma boa definição para o tema: “inovação é a criatividade aplicada em utilidades gerando valor econômico”. É importante esclarecer que quando falamos de inovação não estamos nos referindo apenas a novas tecnologias e altos investimentos, mas sim a algo muito mais amplo e simples.
A inovação deve ser entendida em sua forma mais abrangente, podendo ocorrer a partir de melhorias em processos, acesso a novos mercados, novos serviços oferecidos e mudanças no modelo de negócio. Não necessitando, necessariamente, de grandes investimentos. A comida a quilo, por exemplo, é um clássico exemplo de inovação não tecnológica que revolucionou o segmento de bares e restaurantes. Dependendo do setor de atuação, estas inovações são até mais importantes que as novas tecnologias para garantir a sobrevivência das empresas no mercado e para a obtenção de diferenciais competitivos.

Como estes núcleos da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) irão contribuir para que as empresas inovem?

Célio Cabral -Uma parceria feita entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae prevê investimentos de mais de R$ 48 milhões a serem repassados aos núcleos em três anos. Os recursos serão usados para oferecer um portfólio de serviços para micro e pequenas empresas. Seis pilares serão contemplados: eventos de sensibilização e motivação de empresas, cursos de capacitação em gestão da inovação para as empresas industriais, plano de inovação na empresa, suporte à implantação do plano de inovação na empresa, assessoria à elaboração de projetos para submissão aos órgãos de fomento e monitoramento, avaliação e difusão de resultados.
A meta dessa parceria é sensibilizar 18 mil empresas, capacitar 9 mil empresários e executivos, elaborar 3.600 planos e implementar 3 mil planos e elaborar 2.400 projetos de inovação em todo o país.
Para ler a entrevista "Inovação em questão" na íntegra, acessem os links:


Parte 1
http://www.blogfiemg.com.br/parte-i-inovacao-em-questao/

Parte 2
http://www.blogfiemg.com.br/parte-ii-inovacao-em-questao/

Fonte - Camila Catalan - RMI

Nenhum comentário: