quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Guia para Inserção de Parâmetros Ambientais no Design de Móveis de Madeira

Durante a realização da edição 2009 do projeto Design & Natureza, nos procurou a designer e professora Kátia Pêgo, com a proposta de desenvolver uma pesquisa com os designers participantes do projeto. O interesse da Kátia era levantar as informações necessárias para o desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado em EcoDesign, chamada “Inserção de Parâmetros Ambientais no Design de Produtos”, na UFMG.

O objetivo da pesquisa foi verificar quais e como são inseridos os parâmetros ambientais durante o desenvolvimento de produtos, assim como as principais dificuldades encontradas. O mais gratificante: a pesquisa foi realizada, os designers colaboraram com suas respostas e experiências, o mestrado finalizado e o conteúdo deste já pode ser consultado por todos os designers, estudantes e empresários interessados do setor moveleiro.

Um dos resultados do mestrado foi a publicação em formato de livro, no “Guia para Inserção de Parâmetros Ambientais no Design de Móveis de Madeira”, com prefácio do Prof. Dr. Dijon de Moraes, reitor da UEMG. A Kátia está de parabéns e nós designers temos mais uma publicação de consulta para nossas atividades.

Do livro podemos resumir: segundo Santos (2006), “A natureza dos problemas ambientais é parcialmente atribuída à complexidade dos processos industriais utilizados pelo homem, fazendo uso dos diversos recursos tecnológicos”. Essa constatação trouxe o reconhecimento da necessidade de mudanças na forma de exploração e utilização dos recursos naturais, assim como nas formas de produção, resultando no atual conceito de desenvolvimento visto sob o paradigma da sustentabilidade.

Autor: Christian Ullmann - Site: www.designbrasil.org.br

Nenhum comentário: