Como gerir uma marca?
A Gestão de uma Marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica o cumprimento de promessas. As melhores Marcas, as de maior sucesso são completamente coerentes. Cada aspecto do que são e do que fazem reforça todo o resto.
Quem vê de fora, a construção de uma marca parece algo simples. Implica a frequente, irritante e, por vezes, obsessiva repetição de uma afirmação simples, e, muitas vezes, extravagante, expressa por meio de uma frase atrativa “slogan”, algumas cores e um logotipo distinto, colocado mais ou menos ao acaso por todo o lado. Na verdade, se olharmos com maior atenção, constataremos que o processo de construção não é tão simples.
Existem muito gêneros de marcas, de bens de grande consumo como a Coca-Cola, as marcas tradicionalmente divididas entre Marcas B2B (de empresa para empresa) e as Marcas B2C (de empresa para o consumidor); as marcas institucionais etc. Todas estas divisões e subdivisões, e outras mais que não foram rederidas, não é de admirar que a Gestão de Marcas quando analisada de forma mais concreta seja extremamente complexa.
Não é fácil construir uma marca de sucesso, muitas marcas novas falham (morrem prematuramente). Assim, a Gestão de Marca é acima de tudo a criação e a manutenção da confiança. As melhores Marcas são geridas de forma completamente coerente, cada aspecto do são e de como se relacionam a reforçam. As melhores Marcas têm uma consistência que é construída e mantida por pessoas no interior da sua organização, totalmente absorvidas por aquilo que ela simboliza.
Fonte - Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário