Por Carlos Gustavo Fortes Caixeta, professor da FDC
Por mais que nossas empresas resistam ou torçam o nariz, a elaboração de uma estratégia clara, demonstrando onde a empresa está, aonde ela quer chegar e como fará para alcançar esse objetivo, ainda é uma das coisas mais importantes a se fazer.
Essa clareza sobre o presente e o futuro desejado traz mais segurança e gera critérios para que a empresa saiba direcionar onde gasta o seu dinheiro, definir o perfil dos profissionais que precisa contratar, sua comunicação com o mercado, as melhorias e soluções dos problemas prioritários, onde pode cortar despesas, aumentar sua produtividade e reduzir seus custos. E isso é tudo o que uma empresa precisa.
É importante lembrar que a estratégia não é um plano rígido. Ela pode e deve ter flexibilidade para considerar os ajustes de rota que precisam ser feitos ao longo do caminho. A estratégia é, acima de tudo, uma oportunidade de aprendizado para toda a empresa. Tanto em tempos de bonança quanto de crise, a empresa vencedora destacar-se-á pela capacidade de atuação coesa, forte e direcionada – e a estratégia é o ponto de partida para que ela alcance esses objetivos.
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