quarta-feira, 11 de abril de 2012

Falando sobre Finanças

Como calcular o salário dos sócios?

Respondido por Maurício Galhardo, especialista em finanças


Em uma empresa, o salário de seus sócios deve ser composto por três formas de retirada principais: retirada por atividade, pró-labore e distribuição de lucros.

A retirada por atividade ocorre quando o sócio executa tarefas operacionais do negócio. Por exemplo, uma empresa de representação comercial, em que o sócio também é um representante\vendedor, tem sua carteira de clientes e faz suas vendas. É conveniente que este sócio ganhe as comissões referentes aos negócios que ele fechar.

A retirada por atividade mostra aos outros funcionários da empresa que o sócio ganha tanto quanto qualquer outro funcionário que execute determinada função, criando assim um sentido de igualdade dentro da equipe.

Para o sócio, executar tarefas operacionais permite a proximidade ao cliente e, com isso, o melhor entendimento de como atendê-lo, que níveis de estoque são necessários, quais as principais reclamações, etc.

O pró labore é um valor fixo, pago ao sócio por mês, se este trabalha na empresa. Este valor deve ser justo com a empresa e com o mercado. Pró labore se define pelo valor do trabalho e não por quanto o dono gostaria de ganhar. Uma boa forma de definir o pró labore é se perguntar: Quanto eu pagaria para uma pessoa fazer isso?

Este valor não deve ser o mesmo das necessidades financeiras pessoais do dono. Um sócio, por exemplo, que execute tarefas gerenciais na empresa, deverá ter um pró labore definido de acordo com o valor que custaria à empresa a contratação de um gerente.

Na distribuição de lucros, ao final de cada mês ou de um período determinado, os sócios de devem calcular qual foi o lucro gerado pela empresa. Esta informação é de extrema importância, pois determinará se o negócio está indo bem e, se não estiver, que mudanças serão necessárias para colocar a empresa nos trilhos. O valor calculado como lucro pode (e deve) ser distribuído aos sócios.

É sempre importante definir quais as regras desta distribuição, como periodicidade, percentual de cada um, reserva de caixa e casos de antecipação de lucros.

Portanto, o salário de um sócio será a soma destas três retiradas. E se o sócio não trabalhar no negócio, este terá somente a distribuição de lucros (se houver lucros).

Avalie sua retirada total para entender qual das três retiradas lhe traz maiores valores. Se sua maior retirada for por atividade, cuidado, pois sua empresa pode estar muito dependente de você. Se sua maior retirada for o pro lbore, cuidado, pois você pode estar custando caro para sua empresa e isso pode gerar dificuldade para se manter.

Mas se sua maior retirada vem em forma de lucros, parabéns, pois isso mostra que a empresa está indo bem e você está sendo um bom gestor.

Fonte -.http://exame.abril.com.br/

Nenhum comentário: