Ter um negócio próprio já faz parte dos sonhos de 56%
dos jovens brasileiros, sendo que 51% deles pretendem empreender em um
prazo de até seis anos. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Cia
de Talentos, agência de recrutamento, em parceria com a Nextview People,
empresa de pesquisas em gestão e desenvolvimento de pessoas, publicada
este ano. Além disso, 52,5% dos empreendedores têm entre 18 e 34 anos,
segundo dados da Global Enterpreneurship Monitor e FGV. Os números mostram que os brasileiros estão cada vez mais interessados em montar seu próprio negócio antes dos 30 anos.
“A nova geração é corajosa e não tem medo de correr riscos”, afirma o professor José Coelho de Andrade Albino, coordenador das especializações em Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Marketing, do IEC PUC Minas. De acordo com ele, antes os profissionais sonhavam com empregos para a vida toda. Porém, atualmente, o empreendedorismo é valorizado e incentivado até nas escolas.
Albino completa que empreendedor é quem transforma uma ideia em negócio e é capaz de gerar valor para algo novo. Em síntese, “é quem faz a coisa acontecer”, ressalta. Ele explica que o jovem tem capacidade de ousar e inovar. Além disso, aqueles que abrem seu negócio antes dos 30 costumam inovar num setor em que dominam e são detentores de profundo conhecimento da área em questão, porém, podem não ter experiência na área gerencial e de negócios
Esse foi o caso dos sócios Marcus Vinícius Moreira, 31, e Ronan Abreu Ribeiro, 28, ambos alunos de Gestão de Negócios. Eles são enfermeiros e abriram, em 2009, o Promover Saúde – Espaço de Convivência para Idosos. A dupla conta que percebeu que a sociedade estava envelhecendo e que havia uma demanda por locais especializados em cuidar da terceira idade.
Apesar da expertise no trato com idosos, “sentimos dificuldade por não saber por onde começar”, explica Moreira. Ribeiro completa: “a única visão de gestão que tínhamos era a de gerenciamento de equipe em hospital”. De acordo com eles, foi preciso aprender na prática as questões típicas da gestão e, por isso, perceberam a necessidade de buscar um curso específico para isso. Abreu e Ribeiro acreditam que na pós-graduação, que ainda está em curso, já aprenderam muito sobre marketing, estratégia e recursos humanos. O aprendizado foi tanto que se preparam para abrir uma nova filial da Promover Saúde.
O coordenador dos cursos do IEC ressalta mais uma vantagem de começar o negócio cedo. Segundo ele, o jovem pode ficar mais tempo cuidando da gestão do negócio e não precisa ter preocupações imediatas de sucessão. Também estará presente para conduzir o momento mais importante e delicado da empresa: a transição de média para grande, que ocorre quando o empreendimento – bem sucedido – está no mercado há, em média, 15 anos. Também conta com outra vantagem: a juventude tem mais facilidade de acompanhar o ritmo de mudanças do mercado.
Para finalizar, Albino reforça que para empreender é preciso ser persistente. Os sócios enfermeiros completam a importância da atitude e da coragem na hora de abrir um negócio próprio. E todos concordam: estudar sempre para administrar a empresa de um modo cada vez melhor.
“A nova geração é corajosa e não tem medo de correr riscos”, afirma o professor José Coelho de Andrade Albino, coordenador das especializações em Gestão de Negócios e Gestão Estratégica de Marketing, do IEC PUC Minas. De acordo com ele, antes os profissionais sonhavam com empregos para a vida toda. Porém, atualmente, o empreendedorismo é valorizado e incentivado até nas escolas.
Albino completa que empreendedor é quem transforma uma ideia em negócio e é capaz de gerar valor para algo novo. Em síntese, “é quem faz a coisa acontecer”, ressalta. Ele explica que o jovem tem capacidade de ousar e inovar. Além disso, aqueles que abrem seu negócio antes dos 30 costumam inovar num setor em que dominam e são detentores de profundo conhecimento da área em questão, porém, podem não ter experiência na área gerencial e de negócios
Esse foi o caso dos sócios Marcus Vinícius Moreira, 31, e Ronan Abreu Ribeiro, 28, ambos alunos de Gestão de Negócios. Eles são enfermeiros e abriram, em 2009, o Promover Saúde – Espaço de Convivência para Idosos. A dupla conta que percebeu que a sociedade estava envelhecendo e que havia uma demanda por locais especializados em cuidar da terceira idade.
Apesar da expertise no trato com idosos, “sentimos dificuldade por não saber por onde começar”, explica Moreira. Ribeiro completa: “a única visão de gestão que tínhamos era a de gerenciamento de equipe em hospital”. De acordo com eles, foi preciso aprender na prática as questões típicas da gestão e, por isso, perceberam a necessidade de buscar um curso específico para isso. Abreu e Ribeiro acreditam que na pós-graduação, que ainda está em curso, já aprenderam muito sobre marketing, estratégia e recursos humanos. O aprendizado foi tanto que se preparam para abrir uma nova filial da Promover Saúde.
O coordenador dos cursos do IEC ressalta mais uma vantagem de começar o negócio cedo. Segundo ele, o jovem pode ficar mais tempo cuidando da gestão do negócio e não precisa ter preocupações imediatas de sucessão. Também estará presente para conduzir o momento mais importante e delicado da empresa: a transição de média para grande, que ocorre quando o empreendimento – bem sucedido – está no mercado há, em média, 15 anos. Também conta com outra vantagem: a juventude tem mais facilidade de acompanhar o ritmo de mudanças do mercado.
Para finalizar, Albino reforça que para empreender é preciso ser persistente. Os sócios enfermeiros completam a importância da atitude e da coragem na hora de abrir um negócio próprio. E todos concordam: estudar sempre para administrar a empresa de um modo cada vez melhor.
5 dicas para o jovem empreendedor:
- Conheça o mercado;
- Identifique as fontes de recursos e saiba como mobilizá-los;
- Conheça suas competências profissionais e as que precisa desenvolver;
- Seja um estilista na área do negócio;
- Saiba o máximo de gestão.
- Identifique as fontes de recursos e saiba como mobilizá-los;
- Conheça suas competências profissionais e as que precisa desenvolver;
- Seja um estilista na área do negócio;
- Saiba o máximo de gestão.
Dica de leitura:
Empreenda antes dos 30, Eduardo Vilas Boas, Caio Ferraz Junior e José Carlos Assis Dornelas, Editora Saraiva
Empreenda antes dos 30, Eduardo Vilas Boas, Caio Ferraz Junior e José Carlos Assis Dornelas, Editora Saraiva
Fonte- Boletim Eletrônico Puc Minas
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