terça-feira, 2 de outubro de 2012

MOSTRA “DESIGN DE CARROS: RUPTURAS E INOVAÇÕES” INTEGRA A PROGRAMAÇÃO DA IV BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN



Após uma série de pesquisas de público, quando se busca “captar” o desejo dos consumidores, o projeto de um carro segue às mãos de talentosos profissionais capazes de transformar sonhos em linhas ousadas e funcionais. Designers de automóveis são indivíduos habituados a criar produtos que, ao mesmo tempo, dialogam com a arte, a técnica e o cotidiano das pessoas. De 28 de setembro a 31 de outubro, na Casa Fiat de Cultura, o público mineiro terá a oportunidade de compreender a evolução do design de carros, assim como de participar de debates em torno de suas múltiplas aplicações. Parte da programação da 4ª Bienal Brasileira de Design, a mostra Design de Carros no Brasil – Rupturas e Inovações pretende, justamente, incitar o debate acerca da relação entre o design, a produção automobilística e as expressões artísticas.

Promovida pela Fiat Automóveis, em parceria com o Governo de Minas, a LIRA, a Base7 Projetos Culturais e a APPA, a exposição foi motivada pelo fascínio da sociedade brasileira – e, especificamente, a mineira – por carros. Segundo o curador da exposição, Paulo Nakamura, responsável pela área de design do Fiat Design Center LATAM, a mostra buscará apresentar aos visitantes um panorama do desenvolvimento do design automotivo no Brasil, paralelamente à evolução da própria história da indústria do setor no país: “Também contaremos a história dos pioneiros da criação do ‘sonho do carro brasileiro’. Nessa linha de desenvolvimento, temos momentos nos quais formas, conceitos e processos sofreram mudanças e rupturas, criando as inovações que trouxeram – ou trazem – a evolução, seja do automóvel, da indústria ou da sociedade”. 

Neste sentido, dentro da proposta temática da Bienal em 2012, Design de Carros no Brasil pretende revelar a influência da diversidade brasileira na criação dos automóveis – e, por outro lado, a influência dos carros na vida das pessoas: “Apesar da presença de automóveis há muito tempo no Brasil, ainda somos um país jovem no que se refere ao design. Essa é a importância da mostra: apresentar o histórico dessa evolução, os pioneiros da área e mostrar a cara dos designers, por trás dos carros que vemos nas ruas”.

Além de apresentar ao público a linha cronológica do automóvel no Brasil, a mostra contará com trabalhos de quatro consagrados artistas – Regina Silveira, Cao Guimarães, Cris Bierrenbach e Máximo Soalheiro –, que, em suas obras, abordam a relação entre os carros e o imaginário popular. Os visitantes da exposição também terão a oportunidade de acompanhar de perto o desenvolvimento do ofício de um designer de veículos. Num dos espaços da Casa Fiat de Cultura, haverá reprodução de um escritório de design automotivo.

Ciclo de Palestras “Design e Inovação”

Paralelamente à exposição, haverá cinco palestras sobre os processos e o desenvolvimento de design. As discussões serão realizadas nos dias 2, 9, 16,23 e 30 de outubro, sempre às terças-feiras, no auditório da Casa Fiat de Cultura, das 14h às 15h, com entrada franca. Dentre as temáticas abordadas, estão os processos de desenvolvimento de design dentro do Fiat Design Center LATAM, da realização de pesquisas de mercado à criação do briefing, passando pelas atividades iniciais de definição de linhas guias, geração de alternativas, desenvolvimento de modelos virtual e físico, até o modelo final de produção. Também haverá apresentação dos cases de sucesso dos modelos Fiat NOVO UNO, NOVO UNO Ecology e Fiat MIO.

ENTRADA GRATUITA
Informações para a imprensa:
Personal Press
Polliane Eliziário – (31) 9788-3029 - polliane.eliziario@personalpress.jor.br

Nenhum comentário: