terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Design Thinking e Inovação Social

Texto de  Luis Alt
Um dia desses, na minha habitual leitura do excelente blog "logo.org", encontrei um texto do Luis Alt, profissional muito respeitado pelo mercado e sócio-diretor da Live/Work, que comentava sobre Design de Serviços. Neste mesmo artigo ele abordava brilhantemente sobre Design Thinking:
"O design de serviços é a aplicação do design thinking para a construção de serviços mais desejáveis, viáveis e rentáveis. Para quem nunca ouviu falar de design thinking, ele tem como pilares centrais a empatia, a colaboração e a experimentação.
Mas o que isso significa? Significa que eu preciso entender profundamente as pessoas para as quais eu vou projetar algo – no caso de um serviço, entender as pessoas que estão do outro lado do balcão mas também as que estão do lado de cá, pois são elas que serão atingidas pela implementação das soluções propostas e serão, dia após dia, as principais responsáveis por entregar a experiência que projetamos. Mas não basta apenas entendê-las, precisamos também envolver a todos nesse processo de construção de um serviço mais adequado para os clientes. Por que não? Por que não envolver os clientes e colaboradores na criação de novas soluções? Eles conhecem o que funciona, o que não funciona e o que poderia dar certo. E depois da colaboração, a experimentação aparece para nos auxiliar a visualizar o quanto antes, e de maneira rápida e barata, o que poderia ser feito – para melhoria, aprovação, rejeição, ajustes, etc. Experimentar nos permite enxergar o futuro sem perder muito tempo desenvolvendo tecnologias que talvez nem funcionem como havia sido planejado. É o famoso protótipo de experiências … Precisamos entender como seria a sensação de utilizar algo que não existe e para isso criamos contexto, ao invés de produzir exatamente tudo que imaginamos perdendo tempo e recursos."
Segundo os mineiros da DesignThinkers Brasil, "o Design Thinking ganha cada vez mais espaço no mundo comporativo e está sendo muito utilizado na construção de negócios e serviços inovadores, mas há outra possibilidade de sua utilização, na criação de ambientes que promovam a Inovação Social para geração de negócios sustentáveis e que permitam a potencialização e transformação das comunidades. Um caminho que se mostra necessário com o crescimento dos BRICS e em um mundo cada vez mais complexo onde as ações integradas entre Governo, Empresas e Comunidades podem ser mais efetivas na geração de valor."
 O Blog do Tio Flávio é publicado semanalmente às terças-feiras.
 obs.: não deixe de participar do Tio Flávio Cultural sobre Design Thinking e Inovação Social, no dia 5/2, às 19h, no espaço Templuz (BH/MG). Inscrições pelo site tioflavio.com

Nenhum comentário: