sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Equipe da UEMG participa de Programa Mineiro de Empreendedorismo

O programa visa premiar o melhor Plano de Inovação do Estado durante Inovatec


Durante a 6º Feira de Inovação Tecnológica, Inovatec,no Expominas, aconteceu a premiação de 13 planos elaborados por mestrados e doutorados de Universidades Públicas do Estado, que concorreram no Programa Mineiro de Empreendedorismo na pós-graduação.


O prêmio para o primeiro lugar, anunciado no dia 07 de outubro, foi conquistado pela Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe teve como plano a associação do uso de vermiculita, com a síntese de nanotubos de carbono, que possuem afinidade com óleo, para criar um desemulsificante. Eles receberam como prêmio uma viagem internacional ao Centro de Inovação no Arizona, EUA, SkySong, em companhia dos orientadores do projeto.
O programa é uma ação do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e tem como objetivo fortalecer a cultura de empreendedorismo e inovação nas universidades mineiras. Os participantes puderam vivenciar as etapas do processo de inovação, voltados para a resolução de problemas reais. E o resultado desses aprendizados foram os planos de Inovação.


A gestora da IED, Samantha Cidaley, a administradora, Cristiane Aguiar e a bolsista de marketing, Cláudia Melo, estiveram presentes no evento para prestigiar a equipe da UEMG: Nicolle Rincon, Ulisses Neuenschwander, Robert Gomes, Camila Fortes, Amanda Moreira e Isabella Bahia que participaram do programa com o projeto de elaboração de um Software para desenvolvimento do turismo.


Segundo a empresária Nicolle Rincon, da Termo D, empresa em processo de incubação na IED, o software serve para orientar a realização de viagens turísticas, auxiliando na obtenção de informações e planejamento de todo o roteiro. “Este sistema permite o acesso a outras plataformas de bancos de dados e a interação entre todos os usuários para uma rica troca de experiências”, completa.


O objetivo do projeto apresentado é o compartilhamento de vivências para que as viagens se tornem mais exploratórias e personalizadas, que terá como conseqüência o desenvolvimento de culturas locais de pequenas regiões, além dos pontos turísticos tradicionais.





Particpantes da Inovatec, da UEMG



Fonte – Cláudia Melo /IED e Simi

Nenhum comentário: