O trabalho de marketing em incubadoras deve estar focado na divulgação e desenvolvimento das empresas em processo de incubação, visando a conquista de novos parceiros e o mantimento dos atuais.
É importante que a incubadora seja reconhecida pela sociedade como provedora de oportunidades e geradora de novos negócios que auxiliem no desenvolvimento local no qual ela está inserida.
E para se ter sucesso é necessário optar por um segmento, ou seja, ter um foco para o qual todos os esforços serão direcionados. Assim, a incubadora poderá se posicionar no mercado, oferecendo aos clientes serviços de qualidade, que auxiliem no desenvolvimento, fortalecimento e destaque das novas empresas.
As relações dentro da incubadora devem ser dinâmicas, interativas e o atendimento customizado, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa em processo de incubação.
Conhecer o mercado e saber para qual direção seguir é também uma estratégia do marketing que requer estudo de mercado. Este estudo deve ser um dos primeiros passos na constituição da empresa e pode ser feito através de um plano de negócio que indicará a viabilidade do empreendimento.
Enfim, o marketing serve para direcionar o planejamento e as ações internas e externas da incubadora e seus clientes no que concerne a criação da marca, posicionamento, definição de preços de produtos ou serviços, distribuição, localização, promoções, prospecção de novos clientes, indicadores e metas a serem alcançadas e mensuração dos resultados.
Cláudia Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário