quinta-feira, 28 de abril de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
RMI apresenta objetivos e metas aos novos empreendedores da Incubadora de Design
Marco Nick(Nicnilos Design e Superfície), Hemilly Brugnara e Luciana Ruiz
(Killa Design e Moda), Cathia Miranda (Plano Web Design), Helena Lima (RMI),Matheus Rocha (Plano Web Design) e José Osmar (RMI)
José Osmar, coordenador administrativo e financeiro, e Helena Lima, da Coordenadoria de Comunicação e Serviços, vieram a convite da Equipe gestora e puderam esclarecer como funciona a rede, apresentando a missão e visão, assim como os objetivos estratégicos, metas e parcerias.
Segundo Dutra, a Rede Mineira de Inovação pretende ser um agente indutor de inovação e negócios para seus associados, sendo referência como rede de inovação e negócios. Neste ano, a rede pretende dar um impulso nas atividades já iniciadas e futuras.
Pretende-se estabelecer parcerias com outros sistemas de inovação, empreendedorismo e redes de informação tecnológica regional, nacional e internacional, mobilizando as incubadoras na defesa e conquista de seus interesses.
Durante a palestra, Lima falou sobre o novo site da RMI que será lançado ainda no segundo trimestre e mostrou aos empreendedores os cursos e possibilidades de interação entre as incubadoras através do EmpreendaNet.
Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Rede Mineira de Inovação, basta acessar o site http://www.rmi.org.br/ ou enviar um e-mail para comunicacao@rmi.org.br .
Fonte – Cláudia Melo - Jornalista especializada em Marketing
terça-feira, 26 de abril de 2011
Mostra Design 2011
Palestras, workshops, exposições, piquenique na rua, incentivo a novas ideias e talentos, passeios guiados e visitas a agências. Essas são algumas das atividades que compõem a 6a edição da Mostra de Design que acontece entre os dias 29 de abril e 30 de maio, em Belo Horizonte. Sob o tema “Design, política e interesse público”, o objetivo do evento é provocar a discussão sobre os desdobramentos do design na sociedade e investigar seu papel, elucidando de que forma interfere na economia das cidades, em comunidades carentes, e no cotidiano das pessoas.
Leia mais no link SebraeMG
Fonte - Sebrae - MG
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Prazo prorrogado para artigos: Desenhando o Futuro 2011 - 1º Congresso Nacional de Design
As inscrições para participar do congresso serão feitas até o dia do evento pelo site da Casa Brasil.
Mais informações em http://www.desenhandoofuturo.com.br/.
terça-feira, 19 de abril de 2011
Incubadora de Design investe em capacitação
Os novos empresários da Incubadora de Empresa de Design, participantes do programa de pré-incubação, dão continuidade a elaboração do plano de negócios e das estratégias de mercado para os empreendimentos.
Após serem recebidos e participarem de uma palestra ministrada pelo professor Fernando Casanova, sobre abertura de empresas, plano de negócios, posicionamento e segmentação, foi a vez das empresas já incubadas se apresentarem. Este foi um momento de troca, onde todos puderam compartilhar informações e experiências.
Agora, os empresários da Nicnilos Design e Superfície, Marco Nick e Michel Souza, Killa Design e Moda, Hemilly Brugnara e Luciana Ruiz, e da Plano Web Design, Matheus Rocha, estão estudando o mercado e apreendendo um pouco mais sobre como estruturar e formalizar uma empresa no Estado.
No dia 26 de abril, terça-feira, será a vez do coordenador financeiro da Rede Mineira de Inovação (RMI), José Osmar, apresentar a Rede e falar dos cursos que serão disponibilizados pelo EmpreendaNet.
A Equipe Gestora da Incubadora de Empresas de Design está investindo na qualificação e orientação dos empreendedores, auxiliando-os a traçarem um bom plano de negócio, para que seja viável e bem fundamentado.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Design Emocional
Donald Norman, um dos sujeitos mais polêmicos da história do design, publicou, em 1988, o icônico “The design of everyday things”, onde tascava a língua nos objetos que não eram funcionais (com razão, diga-se de passagem). Tudo girava em torno na funcionalidade e da usabilidade, da função e da forma, de maneira completamente lógica e desapaixonada. Mas Norman é um sujeito curioso e muito, muito estudioso.
Ele se embrenhou pela área da ciência cognitiva para enfrentar as críticas dos designers, segundo ele mesmo, merecidas, de que, pelo livro dele, os objetos seriam todos muito úteis e usáveis, mas muito, muito feios também. No ótimo “Design emocional: porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia”, Donald admite que só agora compreende o quanto a emoção é importante para a vida da gente. Funcionalidade e usabilidade continuam importantes, é claro, mas sem diversão e prazer, alegria e entusiasmo, e até ansiedade e raiva, medo e fúria, nossas vidas seriam um tédio.
O moço também começou a prestar atenção na questão estética, na atratividade e na beleza (por que as pessoas “sérias” têm tanta vergonha de dizer que adoram de coisas bonitas?). Norman se deu conta de que ele estudava a ciência da cognição como um verdadeiro CDF, mas deixava a estética e a emoção de lado. E havia um paradoxo entre seu eu científico e seu eu pessoal, digamos assim (o sujeito curte muito visitar galerias de arte e concertos).
Ele reparou que tinha em casa uma coleção de bules de chá caríssimos, sendo a maior parte deles impossível de ser usado (Norman prefere uma chaleira japonesa sem nenhum glamour para o dia-a-dia). Os bules, para ele, são esculturas artísticas; é um bálsamo olhar para seus tesouros todo dia quando acorda. Cismado com a questão, juntou a ciência e a psicologia da cognição, o design, a engenharia e a ciência da computação para achar uma resposta para esse enigma. E achou.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
UEMG terá nova sede no Bairro Cidade Nova
A entidade, que já tinha o terreno de 110 mil metros quadrados na Avenida José Cândido da Silveira, no Bairro Cidade Nova, Região Nordeste da capital, cedeu espaço de 22 mil metros quadrados para a Fapemig erguer também sua nova sede.
Além do campus, terreno de 110 mil metros quadrados no Cidade Nova abrigará fundação de tecnologia, conforme a maquete acima
Em troca, a fundação financiará o prédio da Escola de Música da Uemg, o primeiro dos cinco a serem edificados no local. Ontem, a pedido do padre João de Deus, da Paróquia Santa Luzia, representantes do empreendimento se reuniram com moradores de bairros da região, para esclarecer dúvidas da comunidade.
Segundo o padre, a população está satisfeita com a chegada da universidade, já que foi resultado de uma luta antiga dos moradores da região, que, há cerca de 15 anos, batalharam contra a suposta construção de uma penitenciária no terreno, de propriedade do governo estadual. “Há 10 anos, o estado cedeu o lote à Uemg, mas, como nunca víamos o projeto se concretizar, ainda havia o temor de que o imóvel ganhasse outro destino”, disse o pároco.
Apesar de aliviados com a novidade, moradores estão preocupados com o agravamento de problemas de trânsito na região. “Esperamos que eles tenham um plano para melhorar o trânsito, que já é bastante complicado”, afirmou o psicólogo Flávio Matos, morador do Cidade Nova.
Para o chefe de gabinete da Uemg, Eduardo Santa Cecília, a circulação de veículos no local não se intensificará por causa da faculdade. “A 200 metros do local, há uma estação do metrô. Por conhecer o perfil dos alunos, acreditamos que a maior parte deles fará opção pelo transporte coletivo. Sabemos que haverá um impacto no trânsito, mas a faculdade trará também muitos benefícios para a população, como uma biblioteca comunitária e um auditório”, informou o professor.
No entanto, ele não descarta um projeto viário e um ambiental com o projeto executivo da sede da universidade. “Ainda estamos em fase de revisão do projeto inicial, feito há 10 anos. No momento certo, estudaremos os impactos e as medidas necessárias para minimizá-los”, afirmou.
TECNOLOGIA
Com a chegada dos dois empreendimentos, o local será batizado como Cidade da Ciência e do Conhecimento, já que nas proximidades já funcionam a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Fundação Biominas, o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Somente a Fapemig investirá R$ 50 milhões na construção de sua sede, além de R$ 9 milhões na Escola de Música da Uemg.
Para o presidente da fundação, Mario Neto Borges, o novo centro de conhecimento e tecnologia colocará Belo Horizonte à frente de outras capitais. Além disso, ele aponta a valorização da região. “Ao lado da Fapemig, construiremos ainda um Centro de Convenções com capacidade para 1,2 mil pessoas”, acrescenta.
O presidente da Fapemig aposta na Via 710, projeto que faz parte do PAC Mobilidade da prefeitura para 2014 e pretende criar um corredor alternativo à Cidade Administrativa, para melhorar o trânsito da região. Segundo o chefe de gabinete da Uemg, cerca de 3 mil alunos deverão ser transferidos para a nova sede, com a conclusão da obra. No total, serão 34 cursos no câmpus, sendo 13 de graduação, 18 de pós-graduação, dois de mestrado e um de doutorado.
O estudante de engenharia mecânica Cristiano Amorim, que mora na região, ficou feliz ao saber da novidade. “Ter uma universidade próxima é sempre bom. Acho que a região estava carente de uma. Quem sabe faço um curso de pós-graduação ou mestrado no futuro?”, afirmou.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Casanova ministra palestra aos novos empreendedores IED
Novos empreendedores IED - Matheus Rocha, Hemilly Brugnara, Luciana Ruiz,
Marco Nick e Michel Souza
Hemilly Brugnara e Luciana Ruiz
Marco Nick e Michel Souza
Palestra sobre Plano de Negócio e Planejamento Estratégico com Fernando Casanova
Fonte - Cláudia Melo
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Empreendimentos aprovados no Edital 2011 IED
- Nicnilos Design e Superfície - sócios: Marco Nick e Michel Souza
- Killa Design e Moda - sócias: Hemilly Brugnara e Luciana Ruiz
- Plano Web design - sócios: Matheus Rocha e Marcelo Alves.
A equipe Gestora e todos os empresários da IED desejam muito sucesso. Sejam bem-vindos!