segunda-feira, 20 de junho de 2011

Governo pretende criar empresa de inovação até o fim do ano

Em reunião na CNI, Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia, diz que cenário de alto custo demanda urgência nas ações do governo


Da Agência Sebrae de Notícias


O governo federal deverá criar até o final deste ano a Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial (Embrapi), uma instituição semelhante à Embrapa (agricultura), com o objetivo de impulsionar a inovação na indústria, principalmente nas pequenas empresas.


“Precisamos colocar um sentido de urgência para as indústrias brasileiras. Estamos trabalhando em um cenário de alto custo e o governo terá uma atitude firme”, disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, durante reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), na última sexta-feira (17), em São Paulo.


A nova empresa reunirá os principais centros de apoio à inovação do país, que devem se cadastrar e passar por avaliação. Entre as instituições participantes estariam o Senai, o IPT, o Inmetro, entre outros. A Embrapi deve ser constituída em um modelo de parceria público-privada (PPP). "A gestão caberá à iniciativa privada para termos um ganho de receita e atender de forma concreta a demanda da indústria.


O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, adiantou que a empresa deve começar com capital de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões. "O importante é que essa empresa tenha capacidade de fazer a gestão de fundos setoriais e fundos privados que estejam interessados no investimento em empresas inovadoras. Esses fundos teriam valores muito mais elevados", disse.


Nenhum comentário: