terça-feira, 14 de junho de 2011

Jornal Estado de Minas divulga Workshop realizado pela UFMG, em parceria com a UEMG

Chave do sucesso para criar uma starup

Frederico Bottrel - Estado de Minas

É com uma gargalhada alemã que o consultor Andreas Flugs responde se há uma simples fórmula para se acertar com uma startup. O engenheiro industrial apresentou, esta semana, na UFMG, workshop para 30 startups mineiras, justamente com esse título: “Como criar uma startup de sucesso?”. Ele desconversa: “Não é muito fácil responder isso, ainda mais em português”, mas dá pistas: “É fundamental ter paixão pelo trabalho porque essa fase inicial é cheia de dificuldades. E só assim para conseguir superar os problemas e ir em frente.”

O workshop foi realizado na Inova, a incubadora de empresas da UFMG, que apoia 50 empreendimentos em estágio inicial, de várias áreas do conhecimento. De acordo com Flugs, que tem experiência de 12 anos de consultoria para o segmento, o movimento de startups de web que ganham o mundo como cases de sucesso, como o próprio Facebook, a Zynga (criadora do Farmville), a Ravio (desenvolvedora do Angry Birds) e o Instagram dá a sensação de que a trajetória pode parecer mais fácil do que de fato é.

“É importante também ter planejamento geral, fazer projeções sobre como a empresa deve estar daqui há dois anos e perseguir essas metas”, diz o consultor. Ele lembra que um grande problema dessas empresas é justamente a falta de modelo de negócios definido. “As pessoas às vezes têm uma boa ideia na cabeça, mas não sabem como tirar dinheiro dela, a curto, médio e longo prazo, de maneira viável e sustentável.”

Leia mais...

Nenhum comentário: