quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mercado verde é oportunidade para pequenas empresas

Gestão sustentável é fator de competitividade para as empresas de pequeno porte


Quarenta e oito por cento dos consumidores estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos ou serviços que atendam a requisitos ecológicos e sociais. A informação foi dada pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante a Reunião Latino-Americana sobre Bancos de Desenvolvimento e Investimentos Ambientalmente Sustentáveis nesta sexta-feira (23), em Belém. Segundo Carlos Alberto, dados como esse apontam caminhos a serem seguidos já de imediato pelas 5,7 milhões de micro e pequenas empresas (MPE) de todo o Brasil.




Fonte - exame.abril.com.br

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dica da Semana - D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design



por Juliana Elias


Quanto mais clientes eu tiver, mais chances a minha empresa terá de crescer e se estruturar. Certo? Bem, não necessariamente. Ter poucos clientes – mas os clientes certos – pode muitas vezes ser uma melhor solução.


É o que mostrou um acompanhamento feito por dois pesquisadores, ao longo dos últimos seis anos, com 180 jovens empresas britânicas da área de tecnologia.


Conheça alguns fatos levados em consideração:



A quem interessa o seu cliente. A principal coisa a se considerar em um negócio que será baseado em apenas um ou dois clientes é quem são estes clientes. Fornecer produtos ou serviços para uma companhia de porte, seja uma Apple, uma GM ou uma Petrobras, garante reputação à jovem empresa no mercado. “As outras empresas pensarão: ‘se a GM usa esse cara, nós também podemos usar’”, explica Helena.


Bons clientes são grandes referências – e bons padrinhos. Fornecer para uma grande empresa pode ser também uma forma de conhecer novos contatos. Helena cita o exemplo de um jovem imigrante indiano que, ao abrir uma pequena companhia de desenvolvimento de sites em Nova Jersey, focou os negócios na exclusividade e conseguiu um contrato com uma das maiores companhias de TI da região. O resultado foi que a própria companhia o apresentou para outras áreas internas e para outros clientes também, ampliando assim os seus negócios.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como estimar os gastos iniciais da sua startup?

Como estimar os gastos iniciais da sua startup?

O relato é comum a muitos empreendedores: um cálculo inicial mostra quanto será necessário para começar um negócio. O dinheiro vem de economias, familiares e amigos. O empreendimento começa e, meses depois, o caixa já está no vermelho. Um motivo muito provável: a projeção da necessidade de capital de giro e de investimento inicial estava errada.
Calcular o aporte para começar uma empresa não é tarefa fácil – e é uma etapa crucial para economizar em analgésico depois. Pensando nisso, o colunista da Entrepreneur Tim Berry indicou três passos que podem ajudar o empreendedor a fazer um planejamento mais estruturado dos custos da sua startup. Confira!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que é Branding?

Por Amanda de Almeida




A Norwich Business School, da University of East Anglia (Reino Unido) produziu um vídeo bacana para divulgar seu MBA, mas acabou alcançando um resultado muito maior ao explicar, de maneira resumida, o que é branding. Então, o que diferencia um logo ou uma identidade corporativa de uma marca? Segundo o vídeo, é o conjunto de sentimentos e ações que dão um valor único ao produto. Se traduzido em cifrões, é o que faz a Coca-Cola valer mais do que o produto interno bruto de 3 países juntos. Ou o que faz da Google um verbo.


Assista ao vídeo clicando no link brainstorm9.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dica da Semana - D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design

O SUCESSO é o resultado de pensamento alinhado e ação contínua

Por Evaldo Costa


O SUCESSO, é o somatório do CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDE + PERSISTÊNCIA. Exatamente nesta ordem. Isolada ou desequilibradamente o topo será inexequível. Tem muita gente que trabalha forte os três primeiros quesitos, mas se esquece do último e acaba fracassando bem próximo de sua meta.


Para vencer é preciso continuar, mesmo percebendo que todas as demais pessoas estão desistindo. É preciso perseverar mesmo diante de condições desfavoráveis. É preciso levar em conta que o SUCESSO não significa que você não terá grandes quedas, mas que será capaz de levantar-se rapidamente de todas elas.


É preciso, sobretudo, convencer a mente de que você é um projeto de sucesso e que veio ao mundo para vencer com esforço direcionado e inteligente. É preciso também levar em conta diante dos piores momentos que “a vida é dura para quem é mole”, tenha o topo como meta principal e saiba que vencer pode não ser tudo, mas querer vencer sim.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Elementos Design de Ambientes participa do ABETA SUMMIT 2011

A empresa graduada pela D. Incuabdora de Empresas de Negócios e Design, Elementos Design de Ambientes, estará presente no ABETA SUMMIT 2011.


Trata-se do Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontece de 19 a 22 de setembro, no PARQUE ANHEMBI, em São Paulo.


As sócias Sâmela Viana e Vanessa Dias participarão da palestra: Aprendizado Colaborativo Comunicação Integrada – Site, Mídia Social e Ponto de Venda .


Acesse o link para obter mais informações sobre o evento:

ABETA SUMMIT

Notus é finalista no evento Design Casa Brasil

Mais uma vez a Notus Studio, marca própria de produtos da Notus, teve o prazer e honra de ter dois produtos finalistas e expostos no Salão Design Casa Brasil, um dos maiores e mais credibilizados Prêmio de design do país.

A empresa Notus obteve a graduação através do programa de incubação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Escola de Design, da UEMG, neste ano.



Designers da Notus Studio, Rodrigo Braga França e Ulisses Neuenschwander recebem o prêmio das mãos de Maria Helena Estrada




A estante Poleirinho e a linha Farroupilha, essa última foi uma das premiadas na categoria mobiliário:





Banco Farroupilha no Salão Design Casa Brasil






Poltrona Farroupilha – Cores




A linha Farroupilha é mais um produto da Notus Studio que estará em breve disponível para comercialização.



Fonte - Notus Studio

Notus Design é notícia na Revista ArcDesign


A revista ArcDesign n74 traz como destaque a empresa graduada através do programa de incubação da D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design, da Escola de Design, da UEMG, a Notus.


Detalhe da Estante Poleirinho e Poltrona Elíptica



A matéria intitulada “SENSIBILIDADE E BOM HUMOR” fala sobre a linha própria de produtos da Notus, agora sob a assinatura Notus Studio. A linha de produtos próprios é a realização de um antigo desejo dos designers Ulisses Neuenschwander e Rodrigo Braga França de possibilitar a venda de produtos comprometidos com a liberdade criativa, a experimentação e a sensibilidade a aspectos emocionais e de estima.


Como está na reportagem: “O que desejamos é mexer com as pessoas, o produto não pode passar despecebido da alma dos usuários, o usa das coisas não pode ser automático e sem reflexão. Desenvolvemos produtos que façam parte da vida, que tenham um significado de estar ali, uma estima”.




Banco Farroupilha, Mesa Sarrafo e Cadeira Notus


Fonte - Notus Studio

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Erro comum em uma empresa: não formar uma equipe completa

por Tim Berry no blog Up and Running


Fazer tudo sozinho funciona para algumas pessoas, mas é a exceção. A maioria de nós precisa construir um time para construir uma empresa.


Pense sobre o que gosta e o que não gosta, fortalezas e fraquezas. Algumas pessoas gostam de números, outras gostam de pessoas, outras gostam de máquinas e outras gostam de programação. O que as pessoas gostam faz diferença na hora de gerenciar as diferentes habilidades no time. O administrador, o cara das operações, o cara de vendas (da língua de ouro), etc. não precisam ser a mesma pessoa. Normalmente são pessoas diferentes.


E não se esqueça dos outros profissionais. É interessante fazer seu dever de casa e entender um pouco sobre legislação, mas você precisa de um advogado que possa confiar. O mesmo vale para o contador.


Fazer tudo você mesmo nem sempre é a melhor saída. As vezes você precisa formar uma equipe.


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dica da Semana - D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design



Planejamento Estratégico


Planeja-se quando há um motivo a alcançar, delineando-se formas de alcançá-lo. Quando não se pensa no que fazer, não há planejamento.



Possui 2 dimensões:
- Ele é voltado ao ambiente externo e visa conciliar a realidade do mercado com os recursos da empresa;
- Ele procura estimular o raciocínio estratégico em todos os níveis decisórios da empresa.



Parte permanente: negócio, missão, princípios, visão;
Parte flexível: análise do ambiente, objetivos, estratégias;




Planejamento Estratégico de Marketing



- Vários planos de mkt divididos por produtos, linhas ou categorias;



- Uma boa idéia de mkt é validada por um bom plano.



Missão: 3 perguntas de Peter Drucker:


1. Onde estamos – o que somos? (= qual é o nosso negócio?)


2. Onde queremos chegar – o que desejamos vir a ser? (= para onde caminhamos?)


3. O que é preciso fazer para chegar lá?



Ela deve estabelecer o papel que a empresa desempenha


ou quer desempenhar e, portanto, define o negócio. O que é a empresa? Por que ela existe? Qual é o seu negócio? Quem somos? O que queremos?


Normalmente começa por um verbo!


Visão: futuro; grande desafio! Idealismo com realismo. EX: “Ser a maior empresa de comunicação da América Latina”



Princípios: únicos para cada empresa.


Cultura da organização:
são facilitadores/ balizadores do processo decisório;
São norteadores do comportamento empresarial.




Plano de Marketing



“O planejamento de marketing é o processo que considera uma série de etapas desde o estabelecimento de objetivos até a escolha das estratégias para determinado momento. O plano de mkt é o resultado final desse procedimento ou a sua materialização” (LAS CASAS)




Fonte - Jair Junior


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Encontro de Inovação 2011




Fonte - SIMI

Preparo para as Turbulências...

Por: Carlos Gustavo Fortes Caixeta, professor da FDC

A seguir está uma lista de perguntas que apoiará sua empresa e você, como presente ou futuro líder, a dimensionar o quanto sua empresa está preparada para os períodos de turbulência.

Reúna suas equipes e pessoas que possam colaborar para o entendimento de cada questão e elaboração de ações de melhoria para a empresa.


-Qual é o nosso propósito e estratégia como empresa?
-Quais são os valores que norteiam nossas decisões?
-Qual é o grau de preparo e sinergia entre nossos líderes?
-Quais resultados (presentes e futuros) buscamos?
-O que precisamos melhorar, interna e externamente, para atingir esses resultados?
-Qual é o perfil e expectativas dos nossos clientes?
-O que fazer para realmente entregar mais valor aos nossos clientes (inovação inteligente: produtos, processos, negócios)?
-Quais são os nossos diferenciais marcantes, diante dos nossos concorrentes?
-O que fazemos para monitorar continuamente os nossos concorrentes, para ações proativas de mercado?
-Como está a percepção interna e externa sobre a nossa empresa, sobre a nossa marca?
-Como influenciamos ativamente nossos stakeholders para fortalecer a nossa reputação corporativa?
-Como medimos nossos desempenhos (indicadores) e quais são os nossos referenciais de sucesso (metas)?
-Como atingir e superar nossas metas, de forma consistente?
-Quais competências devemos desenvolver para atingir a alta competitividade?
-Como preparar as nossas pessoas e líderes para os desafios da implementação da estratégia?
-Como reforçar nossa cultura empresarial para a alta competitividade e obsessão pela entrega de valor?
-Como nossa estrutura física e tecnológica precisa evoluir para suportar a implementação da estratégia?
-Quais aperfeiçoamentos precisam ser feitos em nossos processos para apoiar a execução estratégica?

Leia o artigo na íntegra aqui.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Encontro discute caminhos do empreendedorismo e da inovação em Minas

Para promover e tornar a inovação mineira forte, é preciso fomentar as interações entre governo, universidade e empresa


OURO PRETO – Fortalecer o empreendedorismo inovador, desenvolver e consolidar as incubadoras de empresa e parques tecnológicos de Minas Gerais. Este é o principal objetivo da III Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação, realizada entre os dias 29 e 30 de agosto, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Instituições parceiras e associadas, entre elas, o Governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), as 23 incubadoras de empresas e os parques tecnológicos BH-Tec e o de Itajubá, estiveram representadas no encontro.


Fonte - Sectes


Belo Horizonte sedia o 3º Congresso Internacional de Design de Interação

Fonte: Clarissa H. Rocha

Entre os dias 1º e 3 de dezembro, Belo Horizonte sedia a terceira edição do Interaction South America - IxDSA11 - Congresso Latino Americano de Design de Interação. O evento combina conversas inspiradoras e workshops voltados para o design de interação (IxD, do Inglês Interaction Design), disciplina de design ainda pouco conhecido pelo grande público mas cuja expertise já é bem conhecida e aplicada em empresas que trabalham com inovação. Por conta disso, o IxD tem se consolidado como uma abordagem fundamental na formação do designer contemporâneo. Alguns dos maiores experts nacionais e internacionais do assunto já confirmaram presença no IxDSA11 a fim de compartilhar suas experiências, tais como: Jon Kolko (Thinktiv), Mike Kuniavsky (Adaptative Path), Brian Rink (IDEO), Bill Scott (NetFlix), Mike Kruzenisky (Microsoft) e h.d.Mabuse (C.E.S.A.R).


SERVIÇO

Interaction South America 20111º, 2 e 3 de Dezembro - Belo Horizonte

Campus Diamantina - UniBH - R. Diamantina, 463 / Lagoinha - Belo Horizonte - MG

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Incubadora de Empresas de Design apresenta nova Marca e Identidade Visual



Reposicionar-se após amadurecimento de 6 anos de mercado: Este é o objetivo da nova marca “D.”



Difundir novas idéias, descobrir possibilidades, destacar-se no mercado, ter a expertise necessária para oferecer serviços com valor agregado e diferenciais competitivos, definindo estratégias para estimular o surgimento de empreendimentos e negócios focados em design. Estes foram os conceitos-chave para o desenvolvimento da marca “D.” que busca associar o design ao empreendedorismo, inovação e negócios, em diversos segmentos do mercado de Minas Gerais e do país. A proposta é aliar a tradição da Escola de Design, da Universidade do Estado de Minas Gerais, à inovação, característica inerente a atividade de design e, por consequência, às empresas e aos empreendimentos da Incubadora. A nova marca amplia o real significado do termo DESIGN, que comporta inúmeras possibilidades de inserção em diferentes cenários.





Entrada D.


Após 6 anos de vida, a Incubadora de Design fez uma revisão substancial em sua identidade. O objetivo é apresentar o design como ferramenta de diferenciação, interdisciplinar e geradora de negócios. Com comprometimento para investir cada vez mais na disseminação do empreendedorismo, focado em design, e na importância da Incubadora na movimentação econômica do Estado e do país, gerando renda, postos de trabalho e inovações tecnológicas. Para isso, a incubadora está formatando palestras, workshops e cursos introdutórios a serem ofertados tanto para a comunidade acadêmica à qual faz parte, quanto para outras incubadoras do Estado de Minas Gerais. Dentre os assuntos que irão ser abordados nestes novos serviços, estão: “Design, Inovação e Competitividade”, “Design Estratégico com foco em empresas de Base Tecnológica”, e “Diferenciais competitivos do design”.


A equipe também foi ampliada, ela conta com a colaboração de um novo consultor interno, professor June Marques, responsável pela avaliação e melhoria das atuais estratégias utilizadas nos empreendimentos incubados e pré-incubados.


Para refletir tantas mudanças positivas a D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design refez a identidade visual para que ela acompanhasse a evolução pretendida através das mudanças gerenciais. A primeira alteração necessária foi no próprio nome, que se transformou na síntese do que a Incubadora promove: Difusão do Design, Diferenciação, Diversidade de Negócios, Direcionamento aos empresários, Dedicação e Desenvolvimento dos empreendimentos. Por isso, o D. é tão representativo para a Incubadora.

Segundo Isabelle Maluf, sócia da Quantum Design, ex-empresa incubadora na D., e responsável pela elaboração da nova marca e identidade visual, “as novas cores e possibilidades de aplicações do novo ícone traduzem o caráter criativo, dinâmico, jovem e audacioso dos próprios empresários do segmento do design”.


Fonte - Equipe Gestora D.

Sprint Impressão Digital patrocina plotagem nos ambientes do CDE e D.

Os ambientes internos e externos do Centro Design Empresa e da Incubadora de Empresas e Negócios de Design foram totalmente modificados. Pensando em dar um aspecto mais dinâmico e interativo, a identidade visual foi promovida com apoio de Daniel Gosling, da Sprint Impressão Digital, empresa responsável pela plotagem dos dois ambientes da Escola de Design, da UEMG.



A nova sinalização foi coordenada pelo empresário André Mol, sócio da empresa em processo de incubação da D., Gabbo Design, com a assistência dos estagiários do Centro Design Empresa, Leonardo Braulio, Rafael Augusto, Natan Henrique e Luiz Morici.



Em suma, a reestruturação da identidade visual da Incubadora e do Centro Design Empresa é a primeira de uma série de ações planejadas para 2011, sob a coordenação do professor Romeu Dâmaso de Oliveira.



Hall do CDE



Parte Interna do CDE



Parte Interna do CDE

Parte Interna do CDE








Sprint Impressão Digital





Parece real? É só impressão.



A empresa Sprint Impressão Digital trabalha com soluções em comunicação visual, com objetivo de atender clientes que prezam por serviços de qualidade e um relacionamento transparente.
A Sprint possui equipamentos de ponta, com 720 e 1440 dpi’s de saída e plotter de recorte eletrônico, que viabilizam um trabalho de qualidade acima da média do mercado.
A empresa valoriza a competência, sendo formada por uma equipe capacitada, reunida em um ambiente propício a criatividade e melhoria contínua.






Fonte - Cláudia Melo



Assessora de Marketing e Comunicação da D.

Rio + Design 2011