segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dica da Semana - D. Incubadora de Empresas e Negócios de Design



Planejamento Estratégico


Planeja-se quando há um motivo a alcançar, delineando-se formas de alcançá-lo. Quando não se pensa no que fazer, não há planejamento.



Possui 2 dimensões:
- Ele é voltado ao ambiente externo e visa conciliar a realidade do mercado com os recursos da empresa;
- Ele procura estimular o raciocínio estratégico em todos os níveis decisórios da empresa.



Parte permanente: negócio, missão, princípios, visão;
Parte flexível: análise do ambiente, objetivos, estratégias;




Planejamento Estratégico de Marketing



- Vários planos de mkt divididos por produtos, linhas ou categorias;



- Uma boa idéia de mkt é validada por um bom plano.



Missão: 3 perguntas de Peter Drucker:


1. Onde estamos – o que somos? (= qual é o nosso negócio?)


2. Onde queremos chegar – o que desejamos vir a ser? (= para onde caminhamos?)


3. O que é preciso fazer para chegar lá?



Ela deve estabelecer o papel que a empresa desempenha


ou quer desempenhar e, portanto, define o negócio. O que é a empresa? Por que ela existe? Qual é o seu negócio? Quem somos? O que queremos?


Normalmente começa por um verbo!


Visão: futuro; grande desafio! Idealismo com realismo. EX: “Ser a maior empresa de comunicação da América Latina”



Princípios: únicos para cada empresa.


Cultura da organização:
são facilitadores/ balizadores do processo decisório;
São norteadores do comportamento empresarial.




Plano de Marketing



“O planejamento de marketing é o processo que considera uma série de etapas desde o estabelecimento de objetivos até a escolha das estratégias para determinado momento. O plano de mkt é o resultado final desse procedimento ou a sua materialização” (LAS CASAS)




Fonte - Jair Junior


Nenhum comentário: