Planejamento Estratégico
Planeja-se quando há um motivo a alcançar, delineando-se formas de alcançá-lo. Quando não se pensa no que fazer, não há planejamento.
Possui 2 dimensões:
- Ele é voltado ao ambiente externo e visa conciliar a realidade do mercado com os recursos da empresa;
- Ele procura estimular o raciocínio estratégico em todos os níveis decisórios da empresa.
Parte permanente: negócio, missão, princípios, visão;
Parte flexível: análise do ambiente, objetivos, estratégias;
Parte flexível: análise do ambiente, objetivos, estratégias;
Planejamento Estratégico de Marketing
- Vários planos de mkt divididos por produtos, linhas ou categorias;
- Uma boa idéia de mkt é validada por um bom plano.
Missão: 3 perguntas de Peter Drucker:
1. Onde estamos – o que somos? (= qual é o nosso negócio?)
2. Onde queremos chegar – o que desejamos vir a ser? (= para onde caminhamos?)
3. O que é preciso fazer para chegar lá?
Ela deve estabelecer o papel que a empresa desempenha
ou quer desempenhar e, portanto, define o negócio. O que é a empresa? Por que ela existe? Qual é o seu negócio? Quem somos? O que queremos?
Normalmente começa por um verbo!
Visão: futuro; grande desafio! Idealismo com realismo. EX: “Ser a maior empresa de comunicação da América Latina”
Princípios: únicos para cada empresa.
Cultura da organização:
são facilitadores/ balizadores do processo decisório;
São norteadores do comportamento empresarial.
são facilitadores/ balizadores do processo decisório;
São norteadores do comportamento empresarial.
Plano de Marketing
“O planejamento de marketing é o processo que considera uma série de etapas desde o estabelecimento de objetivos até a escolha das estratégias para determinado momento. O plano de mkt é o resultado final desse procedimento ou a sua materialização” (LAS CASAS)
Fonte - Jair Junior
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