quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tecnologia de ponta: 57% das incubadoras brasileiras são de base tecnológica

A tecnologia está crescendo no Brasil graças ao desenvolvimento de produtos e serviços nas incubadoras de empresas. Essa é uma das afirmações que tem como base os dados apresentados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante o XXI Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XIX Workshop Anprotec. Intitulado “Aspectos Técnicos e Estruturais das Incubadoras de Empresas apoiadas pelo Sistema Sebrae”, o estudo considera o levantamento realizado com 223 incubadoras, das 294 apoiadas pelo Sebrae. Segundo a Anprotec – Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, existem hoje 384 instituições no país.


O tipo de incubadora de base tecnológica aparece com 57%, enquanto o tradicional representa 10,3%, mista 31,4% e virtual 4,9%. Das 127 incubadoras tecnológicas, 47 estão localizadas na região Sudeste, em seguida aparecem 39 do Sul, 23 do Nordeste, 13 do Norte e somente cinco incubadoras foram registradas na região Centro-oeste. Em certa medida, tais dados se relacionam ao fato de 88,3% das incubadoras terem indicado que orientam as empresas para que a inovação faça parte do seu negócio, contra 8,9% que orientam raramente e 2,8% que não faz nenhuma orientação.


Ofertas das incubadoras


A fim de fazer com que tais produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas cheguem até o mercado, 74,6% das incubadoras afirmaram identificar oportunidades de negócios no mercado para as empresas incubadas. Somente 7,6% não auxilia nesse processo e 17,8% raramente o faz. Do ponto de vista dos projetos, 63,7% pontuaram que orientam as empresas constantemente na elaboração de projetos de fomento e/ou investimento e 24,5% raramente prestam serviço dessa natureza. As incubadoras que não realizam nenhum serviço de orientação representam 11,8%.



Fonte - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec)

Nenhum comentário: