Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores. Numa definição simples, o termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa ou negócio. São estes os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa. Qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa pode ganhar este título. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico.
São várias as formas de classificar os diferentes stakeholders, embora a mais usual é a classificação em internos e externos. Os stakeholders internossão todas as pessoas ou entidades mais próximas da organização e incluem os seus proprietários, os trabalhadores e os gestores. Quanto aosstakeholders externos, estes incluem os clientes, fornecedores, credores, Estado e outras pessoas ou entidades externas à organização, mas que nela possuem algum tipo de interesse e que de alguma forma a possam influenciar.
Ronald K. MITCHEL, Bradley R. AGLE e Donna J. WOOD, em Toward a Theory of Stakeholder Identification and Salience, distinguem que existem sete tipos de stakeholders classificados em:
Fonte - Este texto foi escrito por Agnes Maria Cardoso,
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