segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Empresários devem evitar limitar o uso do marketing à promoção de produtos

Evite a Miopia de Marketing – Consiste na atitude de concentração nos produtos da empresa, sem atender aos mercados e à concorrência.

Esteja sempre próximo aos clientes – Deve-se recusar duas posições extremas: não estudar o mercado e confiar apenas na nossa intuição ou experiência. É preciso ir ao encontro dos consumidores, distribuidores, ou seja, estar próximo do mercado, intelectualmente e fisicamente.

Baseie as decisões em fatos ocorridos e não apenas em opiniões - As decisões devem ser baseadas em fatos, não em opiniões.

Mantenha o espírito crítico, de síntese e de antecipação - A exploração dos dados deve ser precedida de uma análise crítica do método de busca de informação.

Vigie a concorrência - Deve-se apostar na vigilância constante da concorrência, posicionando corretamente as marcas.

Ouse com riscos calculados - Comunicar é destacar certos traços distintivos de uma marca, de produto ou de serviço.

Seja constante - Mas a constância não significa imobilidade. É preciso saber adaptar-se às mutações do mercado, ou mesmo antecipá-las, preservando ao mesmo tempo a personalidade das marcas.
Acesse - http://sebraemgcomvoce.wordpress.com/ e leia o artigo na íntegra.

Fonte - Sebrae

Nenhum comentário: