Evite a Miopia de Marketing – Consiste na atitude de concentração nos produtos da empresa, sem atender aos mercados e à concorrência.
Esteja sempre próximo aos clientes – Deve-se recusar duas posições extremas: não estudar o mercado e confiar apenas na nossa intuição ou experiência. É preciso ir ao encontro dos consumidores, distribuidores, ou seja, estar próximo do mercado, intelectualmente e fisicamente.
Baseie as decisões em fatos ocorridos e não apenas em opiniões - As decisões devem ser baseadas em fatos, não em opiniões.
Mantenha o espírito crítico, de síntese e de antecipação - A exploração dos dados deve ser precedida de uma análise crítica do método de busca de informação.
Vigie a concorrência - Deve-se apostar na vigilância constante da concorrência, posicionando corretamente as marcas.
Ouse com riscos calculados - Comunicar é destacar certos traços distintivos de uma marca, de produto ou de serviço.
Seja constante - Mas a constância não significa imobilidade. É preciso saber adaptar-se às mutações do mercado, ou mesmo antecipá-las, preservando ao mesmo tempo a personalidade das marcas.
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Fonte - Sebrae
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