segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pequenos negócios mais fortes

Apesar do histórico recente no Brasil, as Sociedades de Garantia de Crédito prometem ganhar espaço e movimentar os empreendimentos mineiros


Por Alanni Castro * - Sebrae MG

Melhores condições para crédito, taxas de juros e prazos para pagamentos. O que para muitos empresários soa como utopia já está virando realidade para outros. As Sociedades de Garantia de Crédito (SGCs) proporcionam assessoramento financeiro, competitividade e integração para micro e pequenas empresas (MPEs), que ganham mais força quando atuam em conjunto. Apesar do histórico recente no Brasil, as SGCs prometem ganhar espaço e movimentar os empreendimentos mineiros em breve.

Sociedades de Garantia de Crédito são instituições formadas pela iniciativa empresarial e pública e têm como principal objetivo a concessão de garantias complementares às MPEs associadas e que demandam crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com a garantia fornecida pela SGC, a instituição financeira terá maior segurança nas operações, redução dos custos de análise, menor risco de inadimplência e, principalmente, garantia complementar líquida para aquela operação. Assim, as taxas de juros e o custo do crédito serão menores para o banco e para o empresário.

Além da concessão das garantias, a SGC poderá oferecer avais comerciais e técnicos, além de assessoria financeira, que contribuirá para um dimensionamento adequado do crédito a ser pleiteado. Quando a empresa não estiver apta ao financiamento, a SGC a apóia tecnicamente para que suas finanças se regularizem.

Nenhum comentário: