sexta-feira, 3 de maio de 2013

O desafio empreendedor

Por Amanda Cattoni


Boas notícias sobre o empreendedorismo em Minas Gerais nos são trazidas pela Amanda Cattoni, coordenadora regional da Endeavor em MG, que redigiu o texto a seguir:

“Os jovens mineiros apresentam uma realidade animadora para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado. A Endeavor, organização mundial de fomento à cultura empreendedora, realizou uma pesquisa em 2012 que mostrou que 8,2% dos universitários mineiros já têm o próprio negócio, superando a média nacional, de 7,6%. O dado curioso é que a maioria deles, 39,8%, – média também maior que a nacional – nunca cursou disciplinas ligadas ao tema de empreendedorismo. 

O estudo foi desenvolvido em 16 universidades brasileiras da região Sul, Sudeste e Nordeste do país e entrevistou mais de 600 estudantes, sendo cerca de 100 deles em Minas Gerais. O empreendedorismo começa a se consolidar como um cenário positivo para os jovens no Brasil. Em Minas Gerais, 39,2% dos estudantes entrevistados pensam em seguir a carreira de empreendedores. No país, a média alcança níveis ainda maiores: 48,2%.

Apesar de animadora, sabemos que o caminho ainda é longo para que o empreendedorismo se estabeleça no Brasil. Embora 39,4% dos jovens queiram seguir a carreira de empreendedores no Estado, apenas 21,4% dos universitários têm acesso a esse tipo de formação.  Os dados obtidos foram comparados aos resultados preliminares do The Entrepreneurship Education Project, projeto realizado com mais de 80 universidades espalhadas por 40 países. Na pesquisa, é possível observar que enquanto 71,4% das universidades no mundo convidam palestrantes focados em empreendedorismo/empreendedores para inspirar os alunos, apenas 6,3% das brasileiras têm essa prática. Além disso, o número de universidades que oferecem curso prático de criação de novos negócios representa 41% nos demais países pesquisados e 30% no Brasil.

O déficit de formação empreendedora na base do jovem brasileiro faz com que se desperdicem potenciais empreendedores pela falta de preparação e, muitas vezes, estímulo. E com isto, não deixamos apenas de ter novos empresários, mas de ter exemplos reais para inspirar as novas gerações. Além disso, de acordo com outra pesquisa realizada pela Endeavor em 2013, entre os quatro maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros, três estão ligados à falta de conhecimento, principalmente nos quesitos: gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio. Ou seja, o impacto está não só no não aproveitamento de potenciais empreendedores, mas na atuação daqueles que já tem seu negócio.

Portanto, transformar o Brasil em um país de cultura empreendedora é desafiador e deve ser um trabalho em conjunto.   Organizações como a Endeavor, o Tio Flávio Cultural, Empresas Juniores, Organizações Estudantis, entre outros, são de extrema importância para disseminar este valor. Acreditamos no empreendedorismo enquanto motor para o desenvolvimento econômico, e quanto mais este conceito estiver na base de formação maiores chances temos de criar exemplos multiplicadores e de estimular condições favoráveis ao ecossistema empreendedor.

Fonte - Minas Marca

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